Prefeitura realiza Janela Literária com Festival de Contação de História sábado

Evento irá acontece neste sábado, dia 13, desde as 9h, na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado, dia 13 de julho, desde as 9h, mais uma edição do programa “Janela Literária” com Festival de Contação de História, na Biblioteca Municipal de Marília (rua São Luiz, 1295). A entrada é gratuita.

Na Janela Literária, a Biblioteca oferece um dia dedicado às diversas manifestações artísticas e literárias como lançamentos de livros, saraus, contação de histórias, encontros de RPG, jogos de xadrez e encontros do Clube de Leitura “Leia Mulheres”.

O Festival de Contação de História, na programação das 10h, é resultado do curso “A arte de contar histórias”, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e ministrado pelo contador de histórias Carlos Monteiro Filho (Calu), no período de 8 de abril a 24 de junho na Biblioteca Municipal, a um público de 15 alunos.

O grupo de alunos, integrado por professores, bibliotecários, agentes culturais, atores e catequistas, apresentará ao todo sete histórias ao público, entre fábulas, contos modernizados e textos autorais, as quais contemplarão algumas das técnicas aprendidas no curso, como narração, criação de personagem, manipulação de bonecos e objetos, utilização de livros, entre outras.

Além do Festival, a edição deste sábado do Janela Literária contará com encontro dos escritores marilienses, às 9h; oficina de xadrez, às 10h; lançamento do livro Infanto juvenil “Benjamim: o caçador de poetas”, organizado por Mário Milani, às 11h; oficina de RPG e BoardGame, às 14h e o Clube de Leitura “Leia Mulheres Marília”, às 15h.

A Janela Literária ocorre uma vez ao mês, sempre aos sábados, entre o primeiro ou segundo sábado do mês, com programação nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e à tarde (das 14h às 18h). As atividades são todas gratuitas.

Confira a programação completa:

MANHÃ:

9h às 10h – XXII Encontro dos Escritores Marilienses (piso1)

9h às 12h30 – Brinquedoteca (Piso 2 – crianças até 12 anos acompanhadas de um responsável).

10h às 12h – Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ex-árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. (piso3)

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

10h às 12h45 – Festival de contação de histórias (Formatura de alunos da oficina “A arte de contar histórias” com Calu Monteiro (Piso 2)

11h às 12h – Lançamento do Livro: “Benjamim: o caçador de poetas”, organização de Mário Milani (Piso 1)

TARDE:

14h às 18h – Projeto Legião – Oficina de RPG e Board Games (Piso 2)

Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

15h às 17h – Clube de Leitura “Leia Mulheres” – Livro: “A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado”, da escritora Liv Strömquist (Piso 1)

O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier, Letícia Oliveira e Raisa Oliveira.

Fotos: Divulgação

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*