A Administração Daniel Alonso tem méritos?, por professor Marcelo Fernandes

Óbvio que sim. Estamos satisfeitos até o momento? Óbvio que não! Poderia ter feito muito mais, com ousadia, usando tecnologia, apresentando soluções definitivas para problemas graves que temos. Eu mesmo, apresentei ao Prefeito inúmeras iniciativas com resultados positivos para todos com baixo custo. Fui pouco ouvido.  Situação que me permitiu ter liberdade da crítica ao governo.

Agora, “Crítico sim, desonesto jamais: TODO MÉRITO A QUEM É DE DIREITO!”. E temos que reconhecer os méritos desta administração que, até o momento, são poucos, estão encobertos, mas são e serão extremamente importantes para o conjunto da cidade daqui para frente.

Quer ver? O mérito principal da Administração Daniel Alonso é o saneamento administrativo e financeiro da Prefeitura. Algo que poucos vêem, mas é essencial. É fato que Daniel Alonso tirou a cidade do SPC-Serasa; em seguida, Daniel colocou Marília entre as poucas cidades que obedecem a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Como fez isto? Reestruturou os cargos comissionados e promoveu uma diminuição real deles; renegociou dívidas do município, obtendo descontos de, em média, 20% nos contratos; renegociou valores de aluguel, promovendo queda de até 30% nas locações; diminuiu gastos correntes com água, luz, material de escritório, celulares, telefone; limitou a escalonada da folha de pagamentos congelando seu salário e do secretariado, evitando que servidores da ativa e aposentados com super vencimentos ampliassem seus ganhos, etc.

Quais foram os RESULTADOS? A partir de 2019, a Prefeitura de Marília obteve os certificados de débitos quitados, possibilitando a assinatura de convênios com o governo estadual e federal para obras públicas, entre elas recapeamento do asfalto, o projeto de município de interesse turístico, o projeto do parque tecnológico, a finalização das obras de esgoto, o revigoramento do DAEM, solução definitiva para o problema do lixo, a realização e contratação de novos servidores municipais por meio de concurso público; e, principalmente, a valorização dos servidores municipais com a retomada de uma política de reposição salarial e as discussões do Plano de Carreira.

Esta tarefa de saneamento administrativo e financeiro ficou longe dos olhares da maioria da população. Mas, está sendo essencial para a retomada das atividades da Prefeitura e do seu papel indutor ao desenvolvimento e bem estar público. Vamos analisar o desempenho da Prefeitura daqui para frente. De qualquer modo, é incontestável que, do ponto de vista administrativo e financeiro, a Administração Daniel Alonso é muito melhor que as anteriores. Basta comparar!

Além disso, cabe lembrar, algo nada desprezível: o nome do Prefeito não apareceu em nenhuma delação da Lava Jato!

Fonte : http://www.igepri.org/observatorio/a-administracao-daniel-alonso-tem-meritos/

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*