A DEMOCRACIA RESPIRA ALIVIADA NOS EUA, POR JOSÉ MALESKI

Compartilhe

                Ufa!  Aleluia ! Sarava!  O processo eleitoral americano esta encerrado.  A democracia mostrou sua face, o povo americano acordou do pesadelo. A esperanca renasceu, o poder popular foi soberano. Apesar do complicado sistema eleitoral americano, a justica foi feita, ganhou e vai  governar a maior potencia mundial, o candidato que fez o maior numero de votos individuais.

 Apesar da derrota humilhante, Trump ” esperneia” com discursos ridiculos e anti democraticos bem como desesperadas tentativas de acoes judiciais questionando todo o processo eleitoral, bombardeando com odio e mentiras a sociedade americana , duvidando da derrota em varios estados, colocando sob suspeita as apuracoes.  Acoes essas que vao uma a uma sendo derrubadas e em alguns casos nem foram aceitas pela justica devido a seus argumentos questionaveis e descabidos.

Os imigrantes respiram aliviados ,apesar de, nao haver nenhuma promessa de anistia ampla e irrestrita ou mesmo perdao que possa atingir um significante numero de indocumentados.  Entretanto, ha uma perspectiva de que alguma acao politica e administrativa  possa possibilitar uma regularizacao de imigrantes ilegais,  uma fagulha de esperanca brilha  entre os milhoes de pessoas a margem da lei imigratoria.

  Assunto polemico e muito sensivel entre a populacao americana que, em sua maioria nao defende essa legalizacao em virtude da crise social gravissima decorrente da tragica administracao Trump, agravada pela pandemia do novo corona virus, o desemprego e altissimo e muitos americanos passam por dificuldades financeiras sem precedentes. Pelo menos, Biden deixou claro que esta disposto a trabalhar no assunto, negociando com os varios setores envolvidos uma opcao que possa aliviar pelo menos esse grave problema social.

Trump sempre deixou claro que nao iria implementar  qualquer negociacao ou iniciativa que pudesse dar algum tipo de esperanca de legalizacao aos ilegais. Muito pelo contrario. Trump foi desumano com imigrantes ilegais presos principalmente separando filhos menores dos pais, onde criancas foram colocadas em   ” gaiolas” que foram usadas para manter muitos filhos de indocumentados detidos pela imigracao, crescem o numero de denuncias de mal tratos e de violencia contra os ilegais detidos nas cadeias da imigracao americana.

Apesar dessa posicao de Trump, muitos brasileiros apoiaram e fizeram campanha para Trump , principalmente os Bolsonaristas que se acharam no dever de servir ao seu ” mito” aqui nos Estados Unidos, para confirmar e atestar a ridicula posicao do Presidente brasileiro de ser um “capacho”, com desastradas acoes que possibilitem sempre vantagens para os Estados Unidos em detrimento aos interesses brasileiros. A extrema direita tem seus metodos de manter a obediencia de seus  cegos seguidores,a comunidade brasileira do sul da Florida abriga muitos portadores da “sindrome de vira latas” que apos conseguirem a legalizacao imigratoria, se voltam contra os interesses do seu pais natal.

O universo conspirou positivamente.  Que a America em 2021 possa ser administrada levando se em conta os interesses da populacao trabalhadora. Salientamos sempre que, Biden eh de direita portanto nao ha utopia de socializacao da economia ou mudancas radicais, mais pelo menos ha a certeza de uma postura mais humana e justa.


*Jose Otávio Mello Maleski,  casado, uma filha , orgulhoso paranaense de Cornélio Procópio norte do Paraná, legitimo “pé vermelho”.  Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ex-funcionário do extinto  BANESTADO , ex Diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e região ,socialista por convicção politico ideológica  e não partidária.

                                    Eclético em religião, com profundo respeito  a “DEUS” seja qual for a forma ou credo em que se  acredite e se apresente, apesar das   peripécias desonestas de boa parte dos  lideres religiosos .  Sambista, ritmista de Escola de Samba, residindo   desde 2006 em Boca Raton -Florida – Estados Unidos , corintiano de coração,  tenho  dupla cidadania  brasileiro por nascimento , e americano por adoção, amando e respeitando  minha Pátria natal ,bem como a América que simpaticamente me acolheu.

                             A partir de agora com a devida ” vênia” estarei  me aventurando no seleto  mundo dos jornalistas e escritores mostrando um pouco do ” jeito americano de ser e viver” sob o prisma de um brasileiro.  Saliento que não quero instigar debates ou discussões  acerca dos temas abordados, bem como não sou o senhor da verdade  e os artigos irão mostrar minha  visão pessoal e  experiências aqui vividas e testemunhadas.  Meu único e estrito compromisso eh com a verdade e  honestidade dos conteúdos aqui abordados . Faremos de forma descontraída e  divertida, repassando  informações em geral  , curiosidades , peculiaridades, e por que não , aberrações  da terra do Tio Sam.  

                               Agradeço o convite do amigo ZAPAROLLI ( maiúsculo pelo trabalho realizado) e espero somar experiências positivas ao grupo de colunistas do portalmariliense.com.

” A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara a seu tamanho original”

                   – Albert Einstein.

” Devemos promover a coragem onde ha medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperanca onde ha o desespero .        “Nelson Mandela ”                                                                 Ikselam2020

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*