A Hipnose e a PNL no “Olho do furacão” combatendo a depressão, por Rita Andery

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, à existência de tristeza, baixa autoestima, negatividade, comumente podem combinar-se entre si. Porém, o tratamento da depressão pode ser mais simples do que se imagina. E neste sentido a hipnose aliada a PNL vem ganhando terreno.

Esse distúrbio geralmente acompanha um mal funcionamento nos neurotransmissores do cérebro. O principal neurotransmissor relacionado na depressão se chama serotonina (que é o hormônio do bem estar e bom humor). Ele tem a função específica de fazer a comunicação entre as células nervosas (chamadas de sinapse). Quando o nível de serotonina no cérebro está muito baixo, a pessoa fica depressiva. Por esse motivo, os médicos realizam o tratamento da depressão através de remédios.

As afirmações mostram que a depressão é causada pela alteração química no cérebro, como constatamos no citado acima. Não discordo disso de forma alguma, mas você já parou para pensar no que causa esse “furacão” no cérebro, que acaba levando a depressão?

A depressão pode acontecer em qualquer idade, o índice de pessoas adultas com depressão, vem alarmando os estudiosos, porém, agora vem ocorrendo com uma frequência assustadora em crianças e adolescentes. Muitos transtornos crônicos de humor e ansiedade em adultos começaram como níveis elevados de ansiedade durante sua infância e aqui reside grande parte do desafio, ou seja, começou-se formar o furacão.

A adolescência, é uma fase de mudanças significativas e importantes na vida dos jovens. Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos.  Sinais de baixa autoestima, conflitos familiares, fracasso escolar, perdas afetivas são sintomas que, associados às condições de estresse emocional, podem colocar os jovens em um grupo de risco.

Na hipnose, conseguimos com a ajuda do cliente, buscar a origem do “furacão”, eu diria que nessa analogia, atuamos no “olho do furacão”, o fator desencadeante de tudo. Buscamos as primeiras gotas da chuva que antecedem o furacão. Afinal a causa de tudo pode residir em um evento inofensivo (aparentemente) que ocorreu na infância.

Quando o fato causador é descoberto, entendido, atenuado e ressignificado, não existem mais motivos para a mente e/ou o corpo funcionar de forma desequilibrada. A química cerebral começa a se regular, os hormônios começam entrar no caminho da normalidade e tudo isso acontece de forma natural.

É condição sine qua non que nós, hipnoterapeutas, trabalhemos junto ao cliente, em seu nível mais profundo. Buscando assim, a capacidade natural de autocura, como já citei em outro artigo. O hipnoterapeuta não indica remédios, nem recomenda alterar dosagens, afinal para isso existem os médicos que são nossos grandes aliados. O fato é que, nós vamos trabalhar na raiz do problema, ou seja, no “Olho do furacão”.

Profª Me. Rita Andery

Neuropsicopedagoga Clínica, Master em Hipnose e PNL Practitioner

WhatsApp (35) 998784121

Fone (14) 996148963

Instagram: @ritaanderymac

Facebook: ritaanderymac

Site e Blog: ritaanderymac.wixsite.com/ramac

E-mail: ritaanderymac@gmail.com

 

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*