ACIM 85 ANOS: Associação Comercial completa aniversário com história

A entidade que representa os comerciantes da cidade de Marília, Associação Comercial e Industrial de Marília, comemora neste dia 20 de Agosto, 85 anos de fundação, destacando uma série de conquistas importantes para a categoria de forma a celebrar a data com a realização de um evento grandioso com a segunda edição do “Connect Acim”, que pretende reunir mais de duas mil pessoas nas dependências do Golden Palace nos dias 19 e 20 de Agosto com eventos dos mais variados para a classe empreendedora do centro-oeste paulista. “Não é qualquer instituição de classe que consegue e pode comemorar 85 anos de ação numa cidade”, disse o 25º presidente da associação comercial local, Adriano Luiz Martins que reconhece a grande responsabilidade de representar tão importante categoria de trabalho da cidade. “Não tenho dúvidas de que a associação comercial tem peso, reconhecimento e representação nos destinos da cidade”, falou.

Iniciada para ajudar na solução de problemas comuns entre os comerciantes em 1934 que precisavam de uma solução entre os chamados “carros de aluguel”, ainda puxados por cavalos, os comerciantes da época precisavam de uma tabela de preços para que os “carroceiros” padronizassem o serviço que era comum e que já começavam com os automóveis com carroceria aberta. “Conforma as atas da época, o juiz precisou intervir nesta questão e de lá para cá os comerciantes começaram a se organizar e discutiam questões em comum para um comércio melhor”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial de Marília, funcionário mais antigo ao completar mais de 40 anos de registro na entidade, iniciando a carreira profissional como legionário na década de 1970, ainda menor de idade.

De acordo com Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, um dos diretores da entidade com mais idade em atividade, foi através da associação comercial que se iniciou o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de forma eletrônica. “Somos do tempo em que as fichas ficavam em caixas de sapato e procurávamos manualmente uma por uma, e de forma demorada”, recordou. “Quando chegou o computador, foi em Marília que começamos a testar o sistema que hoje funciona no Brasil e no Mundo”, falou ao se orgulhar pelo pioneirismo do sistema que beneficia toda a rede de consulta, sendo, inclusive, um dos principais serviços de proteção ao crédito entre os comerciantes brasileiros e agora também com o Cadastro Positivo. “A associação comercial de Marília sempre foi muito profissional no que faz”, reconheceu Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil que desde os anos de 1960 participa das atividades da entidade como associado e depois como diretor.

Outro dirigente de longa data da associação comercial, João Gonçalves, considerado o de mais tempo em atividade como diretor, com quase 50 anos, ressalta a importante da prestação de serviço para o associado. “A entidade não depende da mensalidade para se manter, e sim, do serviço que oferece aos associados e não associados”, reforçou o dirigente ao apontar os 26 serviços existentes sendo alguns, inclusive, gratuitos para os associados. “Por ser uma prestadora de serviços a associação comercial se tornou autônoma, independente e autossustentável”, disse o dirigente que sempre fez parte da diretoria executiva da entidade por mais de quatro décadas.

Na opinião de Odair Aparecido Martins, outro comerciante tradicional da cidade que sempre fez parte das diretorias da associação comercial de Marília, por ser uma entidade sólida e respeitável e principalmente apolítica nas últimas décadas, a associação comercial se consolidou como uma entidade que representa a classe empresarial, protege o comerciante de golpes e da inadimplência e promove o varejo em geral. “Nossa associação comercial sempre se comportou de forma séria e se portou sempre preocupa com o comerciante e as atividades no varejo”, disse o dirigente que também há mais de 40 anos vem trabalhando pela entidade.

LEGENDA – João Gonçalves, diretor da Acim com mais tempo em atividade na associação comercial de Marília

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO:  João 190819

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*