Aldemir Estevão: 33 anos de serviço público federal

 

ALDEMIR ESTEVÃO

Hoje nesta coluna iremos falar um pouco dos meus 33 (trinta e três) anos no serviço público federal e que tenho muita honra e orgulho, de servir a população.

E quero compartilhar com você leitor e leitora do portalmariliense.com um pouco de minha História profissional.

Vários vídeos foram feitos e disponibilizados no meu facebook e intagram por diversos sindicatos da região e das mais variadas categorias me parabenizando pela dedicação e atenção dispensada.

 

Nasci em São Paulo/SP, casado com Raquel e Pai de três filhas: Janaina, Jéssica e Jussara, ingressei no serviço público federal através de concurso público em 24/02/87 no antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS),

Através do decreto nº 94.657, de 20 de Julho de 1987, foi criado o SUDS (Sistema Único Descentralizado de Saúde) nos Estados e após promulgação da Constituição Federal/88 cria-se o SUS (Sistema Único de Saúde), pautado no princípio da universalidade, além da equidade e da integralidade.

Com essa reestruturação, a saúde foi municipalizada e os servidores federais, apesar de algumas opções para trabalharem em outros órgãos da esfera federal, optaram em permanecer no Ministério da Saúde, e comigo não foi diferente.

Em 1999 me transferi para Marilia na administração do Prefeito Abelardo Camarinha que tinha à frente da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde Dr. José Ênio Servilha Duarte, ambos me receberam de braços abertos.

Após alguns anos prestando serviços no município, onde, fiz muitas amizades, solicitei minha transferência para o Ministério do Trabalho, órgão do governo federal e lotado na Gerência Regional do Trabalho de Marilia.

Minha atuação como chefe do Setor de Relações do Trabalho na Gerência Regional do Trabalho em Marília, no atendimento aos trabalhadores (as) e sindicatos de Marília e região, fui homenageado pela Câmara Municipal de Marília com o Título de Cidadão Mariliense em 27/11/15, data que comemora-se o dia do Técnico de Segurança do Trabalho, também fui homenageado pelo Sindicato dos Bancários de Marília e Região e pelo (Sincopol) Sindicato Regional dos Policiais Civis do Centro Oeste Paulista.

Devido nosso trabalho na Gerência Regional do Trabalho em Marília e pela minha formação, reunimos alguns amigos técnicos de segurança do trabalho e fundamos em 27/11/16 a Atest (Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Marília e Região), entidade sem fins lucrativos com objetivo de proporcionar oportunidades de capacitação e qualificação profissional aos alunos do curso e Técnico de Segurança do Trabalho para manter-se atualizados e aptos para exercer a profissão e consequentemente propagar e multiplicar a cultura prevencionista, antecipando aos acidentes de trabalho em nossa região.

Por conta das nossas atividades na Atest e na Gerência Regional do Trabalho em Marília, fizemos várias palestras em Marília e região sobre os mais variados temas de interesse da população, estudantes, trabalhadores (as), técnicos de segurança do trabalho etc.

Temos alguns projetos para a Atest, o Centro de Treinamento Profissional é nossa prioridade, e proporcionará aos alunos, técnicos de segurança do trabalho, cipeiros, brigadistas e demais profissionais e pessoas interessadas na área, participar de atividades e cursos voltados para Saúde e Segurança do Trabalho.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a Atest já é uma entidade reconhecida e respeitada pelas principais autoridades no estado de São Paulo, em 19/08/19 apresentamos a entidade à Dra. Marina Battilani – Diretora Executiva da Fundacentro e ao Superintendente do Trabalho no Estado de São Paulo Dr. Marco Antonio Melchior, além das parcerias com as empresas, escolas técnicas e sindicatos de Marília e região.

Além das nossas visitas técnicas e palestras em Marília e região, pretendemos levar os alunos e Técnicos de Segurança do Trabalho à Fundacentro e a Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP) em São Paulo, que será realizada em Outubro/20.

Também fui designado para compor a Comissão de Ética Pública do ex-Ministério do Trabalho através de Portaria nº. 985 de 15 de Agosto de 2017 e publicada no Boletim Administrativo nº 33 de 18 de agosto de 2017.

Assumimos a coluna no portalmariliense.com no último quadrimeste do ano passado, e estou tendo a oportunidade e a honra de conhecer e entrevistar profissionais competentes e do mais alto gabarito das mais diversas áreas de atuação.

Como servidor público tenho a consciência de que assumi um compromisso sério em servir a população, mas, nós servidores públicos há muito tempo somos atacados pelos governantes que usam termos chulos para denegrir nossa imagem e jogar a população contra os servidores públicos concursados,  comprometidos e responsáveis, apenas, esquecem que nós somos parte da mesma sociedade.

Os servidores públicos federais já foram taxados como “marajás” por um presidente cassado e hoje somos tratados como “parasitas” aos olhos do atual governo.

Como disse no início, estou completando 33 (trinta e três) anos de serviços prestados e reconhecidos pela população, trabalhadores(as), sindicatos de Marília e região, e isso que é gratificante e nos motiva sempre fazer mais e melhor para aqueles que necessitam de nossa atenção.

Como você percebeu leitor e leitora, minha vida profissional nesses anos todos foram dedicadas em duas áreas consideradas prioritárias para a população, ou seja, Saúde e Trabalho, portanto, posso afirmar que tenho muita experiência nessas áreas.

A você que nos acompanha nesta coluna no portalmariliense.com e nas redes sociais, leitor e leitora consciente, em 2020 venha com a gente, faça diferente.

Aldemir Estevão é Especialista em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e Técnico de Segurança do Trabalho/Reg. Prof: 39407/SP

Presidente da Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Marília e Região

Whatsapp: (14) 99810-8686

Facebook: Aldemir Estevão

Facebook: AtestMarilia

Site: aldemirestevão.com.br

 

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*