Últimas

AMOR EXIGENTE, aos 28 anos, consolida-se como a mais importante entidade de apoio a famílias com dependentes químicos e ou comportamentos inadequados

Compartilhe

 

28 anos. Parece que foi ontem. Um trabalho de grande envergadura social nascia no salão paroquial da Igreja São Bento. Hoje, decorridas quase 3 décadas, uma sede própria funcional, estruturada, apta, consolida a entidade como a mais importante de apoio a familias com dependentes químicos e ou comportamentos inadequados. Uma motivação: servir ao próximo. Um combustível necessário: o amor.

O voluntário-presidente da ASSOCIAÇÃO MARILIENSE DE AMOR EXIGENTE, Mário César Vieira Marques, nos conta a trajetória da entidade e nos emociona com seu relato.  Também fotos da homenagem prestada pelos  integrantes da “Chácara O Circo” à Vera Lúcia Lorenzetti Gelás, cofundadora da entidade, ex-presidente e atualmente membro do Conselho Fiscal da A.MA.E. – Associação Mariliense de Amor Exigente .

por

Mário César Vieira Marques

Voluntário-Presidente (Gestão 2019/2020)

 

A ASSOCIAÇÃO MARILIENSE DE AMOR EXIGENTE iniciou seus trabalho em Marília oficialmente em 12 de abril de 1991, há 28 anos. Antes de termos a nossa sede própria, inaugurada em meados de 2009 – veja abaixo o nosso endereço atual – nossas reuniões aconteciam inicialmente no salão paroquial da Igreja São Bento, depois no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Embora tenha sido criada em Campinas pelo Pde Haroldo Rahm, a espiritualidade praticada é pluralista, não há vínculo formal com nenhuma religião específica.

No Brasil são mais de 570 grupos, e ainda no Uruguai, Argentina, Paraguai, Israel e Itália, totalizando mais de 100.00 atendimentos/mês (acesse www.amorexigente.org.br e saiba mais). Em Marília, a média gira em torno de 70, 80 pessoas/semana.

Um detalhe importante, que fazemos questão de frisar sempre, é o objetivo do nosso trabalho:  nós não tratamos pessoas em fase aguda da dependência; quem faz esse trabalho de tratamento são as clínicas, as comunidades terapêuticas e os profissionais de saúde – médicos e psicólogos.

O nosso trabalho consiste em: atendermos famílias e dependentes em busca da sobriedade,em busca da recuperação (tendo ou não passado por algum tipo de tratamento e/ou internação) e em busca de mudança dos comportamentos inadequados, que causam disfunção familiar de todas as ordens – não apenas ligados à dependência química.

Além disso, muito importante também, a nossa metodologia tem um foco muito firme em prevenção. Muitas famílias nos procuram para evitarem problemas que possam levar a processos de desunião familiar. E o resultado é excelente, principalmente quando se trata de famílias jovens, com filhos pequenos, que buscam segurança de propósitos na educação das crianças.

A metodologia Amor Exigente funciona, tanto na prevenção como na recuperação.

Em relação a expectativas, nosso grupo está buscando o apoio dos profissionais da imprensa/mídia no sentido de divulgar o nosso trabalho: para sermos mais úteis à sociedade, precisamos ser ainda mais conhecidos. Temos estrutura, organização, comprometimento, vontade de servir. Queremos atender/ajudar mais e mais famílias.

Contamos com todos vocês.

Aproveito para convida-lo para conhecer de perto o nosso trabalho. Temos certeza que depois de conhecer o AE, ganharemos muito mais que um parceiro. Ganharemos um apoiador engajado e determinado a nos ajudar a transformar vidas.

Atualmente, nosso voluntariado possui 24 pessoas, sendo:

Sra. Latife Emile Baaklini Gomes Coelho, Vice-presidente;

Eliana P. de Souza Trevizo, Secretária;

Marli da Costa Garrossino, Tesoureira;

Eduardo Cezar Senna da Silva, Dir. Patrimônio.

Gerson Ernesto Gomes Coelho, além de membro do Conselho Deliberativo é o Coordenador responsável pela Regional Marília, que abrange as cidades de Tupã, Assis, Lins, Bauru, entre outras do entorno.

A nossa homenageada, Vera Lúcia Lorenzetti Gelás, é cofundadora da entidade, ex-presidente e atualmente membro do Conselho Fiscal.

Sede Própria

AMOR EXIGENTE – MARÍLIA/SP

(A.M.A.E. – Associação Mariliense de Amor Exigente)

Rua Ma. Angelina Zillo Vanin, 75, Jd. Estoril – travessa da R. Sta. Helena

Reuniões às 2as, das 20 às 22h.

 

HOMENAGEM

Vera Lúcia Lorenzetti Gelás, cofundadora e ex-presidente do Amor Exigente de Marília, foi escolhida pelo integrantes da “Chácara O Circo”- no ano do seu cinquentenário, para receber o Prêmio “Marina Betty Cezar”, que homenageia pessoas da cidade que se destacam em trabalhos em prol da sociedade. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 11/10, no auditório da ACIM e foi marcada por muita emoção.

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*