Aomar reúne pacientes e promove café da manhã na Secretaria da Saúde

Prefeitura é parceira da associação que oferece apoio às pessoas ostomizadas

Um encontro na manhã desta quinta-feira (20) marcou o fortalecimento da assistência à pessoa estomizada em Marília. Neste ano, a entrega de insumos foi transferida para a Secretaria Municipal da Saúde, que passou a apoiar a estabeleceu nova parceria com a Aomar (Associação dos Ostomizados de Marília e Região).

Em 2018, a estomia (também chamada de ostomia) virou assunto de domínio popular depois que o presidente eleito, então candidato, Jair Bolsonaro, sofreu um atentado e precisou passar por cirurgia, com a derivação no intestino e uso de bolsa coletora.

Mas os mitos e os preconceitos persistem. O que poucos sabem é que todo ostomizado tem direito à assistência pelo SUS (Sistema Único de Saúde), independente do poder aquisitivo, e deve receber a bolsa, insumos e orientações de um profissional capacitado, para uso desse recurso.

A presidente da Aomar, Célia Castro, que também faz parte do Comus (Conselho Municipal de Saúde), afirma que o papel da entidade é oferecer apoio emocional e social, além de informação e representação dos direitos dos usuários.

“Nossa luta é pela qualidade de vida e dignidade para que o material esteja sempre disponível pelo SUS, que tenha qualidade, não agrida a pele da pessoa ostomizada. A nossa preocupação é que as pessoas superem essa adversidade da melhor maneira. Existe vida após a estomia!” declarou a presidente.

Célia afirma que 2018 é um ano para ser comemorado para os pacientes. Desde julho os insumos passaram a ser distribuídos pela Prefeitura, que reforçou o suporte profissional, por meio da atuação de uma enfermeira do município.

“Tivemos mais espaço na Secretaria Municipal da Saúde, tanta que já foi autorizado e estamos iniciando um trabalho presencial durante a entrega do material aos usuários”, informou a presidente da Aomar.

No cadastro da entidade existem mais de 150 pessoas. Porém, durante o encontro desta quinta-feira participaram cerca de 40 dos 70 usuários que retiram o material regularmente na Secretaria Municipal da Saúde.

As instruções foram transmitidas pelas enfermeiras Aline de Freitas Miranda Lima (Saúde do Adulto – SMS) e Márcia Regis Rodrigues (DRS). O serviço conta ainda com a atuação da enfermeira Fernanda Alberto (Almoxarifado SMS), que faz a entrega semanal dos materiais.

Mais informações sobre a Aomar podem ser obtidas pelo telefone (14) 99893-7216.

Fotos: Divulgação

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*