Atentado à Democracia americana, por José Maleski

Compartilhe

A vitoria historica e avassaladora de Joe Biden levou o perdedor Donald Trump a sacar das entranhas da canalhice, uma serie de pronuncionamentos acerca do sistema eleitoral onde foi derrotado, levantando inumeras hipoteses de fraudes e irregularidades, nenhuma iniciativa republicana trumpista foi acompanhada de provas ou fatos que pudessem levar a constatacao de que houve alguma ilegalidade gritante no processo eleitoral.
Ao inves disso, foram tentativas desastradas e descordenadas quase infantis ,utilizando se de desesperados subterfugios processuais, buscando algum amparo legal ou ate mesmo politico.
Diante do ja esperado vexame, todas as acoes foram desconsideradas e os republicanos Trumpistas foram execrados publicamente e foram tema de inumeras acoes sociais e politicas condenando a falta de carater democratico, afinal a derrota foi incontestavel.
A sociedade republicana americana , branca e elitista, reflete um pensamento que vem povoando as discucoes e debates politico sociais. Essa elite nao se conforma com a constante e progressiva perda de espaco e de poder, as minorias em geral crescem a olhos vistos e com essa expansao adquirem lastros financeiros consideraveis disputando cada vez mais um lugar ao sol no disputado cenario de crescimento economico. Essa situacao tem gerado uma luta de classes ainda que disfarcada, temperada com racismo, preconceito e odio a estrangeiros principalmente os dos regimes politicos ou ideologicos contrarios a retrogada direita americana.
Trump representa essa turba incorformada com maestria, agindo de forma vil , mesquinha e ao colocar em suspeicao o sistema eleitoral, ganhou apoio popular entre grupos extremistas gerando a invasao ao Capitolio americano em 6 de janeiro tentando impedir os atos administrativos que confirmam a vitoria de Biden, bem como se da inicio ao processo de transmissao de poder. A acao terrorista foi orquestrada e planejada, onde um dos simbolos da democracia americana foi invadido por grupos armados e que ceifou vidas e deixou a democracia fragilizada e em perigo. Cogita se o afastamento do Presidente Trump ou ou ate mesmo a hipotese de renuncia.
Faz se mister que a justica americana aja de forma dura , rapida e eficiente , a ” maior democracia” do planeta nao pode sucumbir a esses canalhas, travestidos de manifestantes e alguns ate ridiculamente fantasiados , e que se acham acima do sistema legal.
A sociedade democratica americana tem que acompanhar em loco essas investigacoes, pois os Estados Unidos hoje sao motivo de chacota internacional, bem como se cobram das autoridades policiais a mesma firmeza e ” eficiencia” usadas contra manifestacoes em decorrencia dos inumeros assassinatos de afro americanos pela policia americana. Vale ressaltar que as forcas armadas americanas nao endossaram nem participaram dessa tentativa de golpe.
Diante desse cenario , carecemos de cuidado e de atencao , pois o Brasil vive a pandemia de corona virus com mais de 200 mil mortos , sem previsao confiavel de vacinacao em massa e tambem um estado de hipnose coletiva onde a populacao vem sendo arrastada para a miseria sem esbocar reacao. A fragilidade das instituicoes brasileiras adicionadas as forcas dos bastidores do golpe, demonstram que esse desastroso governo pode tentar algo sujo e sinistro nas eleicoes de 2022. Aproveito para questionar o comportamento dos opositores ao atual governo genocida de extrema direita do Brasil , onde estao? O que fazem? Acorda Brasil!
” Que continuemos a nos omitir da politica, é tudo que os malfeitores da vida publicam mais querem ”
(Bertolt Brecht) Ikselam2021

*Jose Otávio Mello Maleski, casado, uma filha , orgulhoso paranaense de Cornélio Procópio norte do Paraná, legitimo “pé vermelho”. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ex-funcionário do extinto BANESTADO , ex Diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e região ,socialista por convicção politico ideológica e não partidária.

Eclético em religião, com profundo respeito a “DEUS” seja qual for a forma ou credo em que se acredite e se apresente, apesar das peripécias desonestas de boa parte dos lideres religiosos . Sambista, ritmista de Escola de Samba, residindo desde 2006 em Boca Raton -Florida – Estados Unidos , corintiano de coração, tenho dupla cidadania brasileiro por nascimento , e americano por adoção, amando e respeitando minha Pátria natal ,bem como a América que simpaticamente me acolheu.

A partir de agora com a devida ” vênia” estarei me aventurando no seleto mundo dos jornalistas e escritores mostrando um pouco do ” jeito americano de ser e viver” sob o prisma de um brasileiro. Saliento que não quero instigar debates ou discussões acerca dos temas abordados, bem como não sou o senhor da verdade e os artigos irão mostrar minha visão pessoal e experiências aqui vividas e testemunhadas. Meu único e estrito compromisso eh com a verdade e honestidade dos conteúdos aqui abordados . Faremos de forma descontraída e divertida, repassando informações em geral , curiosidades , peculiaridades, e por que não , aberrações da terra do Tio Sam.
Agradeço o convite do amigo ZAPAROLLI ( maiúsculo pelo trabalho realizado) e espero somar experiências positivas ao grupo de colunistas do portalmariliense.com.

” A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara a seu tamanho original”

– Albert Einstein.

” Devemos promover a coragem onde ha medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperanca onde ha o desespero . “Nelson Mandela ” Ikselam2020


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*