Últimas

ATEST promove palestra sobre “Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida” no Univem

Compartilhe

Dr. Marco Antonio Melchior, Superintendente do Trabalho no Estado de São Paulo e Aldemir Estevão, presidente da ATEST.

Aldemir Estevão presidente da Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Marília e Região foi recebido em audiência pelo Dr. Marco Antonio Melchior – Superintendente do Trabalho no Estado de São Paulo e apresentou a Atest, o projeto de construção de um Centro de Treinamento Profissional na área da Segurança e Saúde do Trabalhador e o engajamento da entidade na CANPAT/19.

A Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Marília e Região entidade sem fins lucrativos e fundada em 27/11/16, (dia do Técnico de Segurança do Trabalho) vem realizando diversas atividade em prol dos Técnicos de Segurança do Trabalho com objetivo de unir os Técnicos de Segurança do Trabalho, estudantes do curso de TST demais profissionais da área buscando principalmente proporcionar-lhes atividades de capacitação e atualização profissional.

Desde sua fundação a Atest atua como parceira da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho que é um conjunto de ações visando à promoção e disseminação de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista.

 A proposta da Atest disseminar uma cultura de prevenção de acidentes do trabalho em Marília e Região em parceria com a Canpat, despertando a consciência da população e dos trabalhadores/trabalhadoras, servidores públicos e empregadores para os danos que tais eventos causam nas famílias e na sociedade como um todo.

O Brasil possui índices considerados altos em se tratando de acidentes de trabalho, os números oficiais nos apontam que ocorreram mais de 549.000 (quinhentos e quarenta e nove mil) acidentes de trabalho no ano de 2017, com óbitos, mutilações, afastamentos e incapacitações permanentes e temporárias.

Esses números seriam ainda maiores caso não tivéssemos problemas relacionados à insuficiência de registro e à subnotificação, assim como a não totalização de acidentes e doenças com servidores públicos, profissionais liberais, autônomos entre outros.

Segundo Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ratificada pelo Brasil em 18/05/1992 e publicada através do Decreto Legislativo nº 02/1994, prevê a obrigação dos signatários formular, pôr em prática e reexaminar periodicamente uma política nacional coerente em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores, como o objetivo de prevenir os acidentes e os danos à saúde que forem consequência do trabalho, tenham com a atividade de trabalho ou se apresentarem durante o trabalho.

Segundo a OIT em 2017, os acidentes e doenças consomem 4% do PIB mundial e tal índice representa no Brasil, valores acima de R$ 200 bilhões/ano.

Na CANPAT 2019 participam diversas instituições que vivenciam o meio prevencionista, seja de representação de trabalhadores e empregadores ou da sociedade civil organizada e a Atest é uma destas parcerias envolvida na campanha com objetivo de disseminar a cultura prevencionista em Marília e Região.

Com esse objetivo a Atest em parceria com o Univem estará realizando palestras dia 11/10/19 às 19:00hs.

Tema do Evento:  Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida.

Palestrantes

Drª. Luciana Gandra da Rocha: “O ruído e suas consequências”

Fonoaudióloga – Graduada pela Universidade Federal de São Paulo (EPM)

Especialista em Audiologa pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e;

Cláudio Danelon Fernandes da Cruz: Apresentação da NR 33 – “Identificação e Reconhecimento de Espaços Confinados, Avaliação, Monitoramento e Controle de Riscos Existentes”.

A entrada será (um) 01 Kg de alimento não perecível que serão doados para instituições de caridade de Marília.

Vagas limitadas, inscrições pelo:

Whatsapp: (14) 99810-8686

Face: AtestMarilia

Fonte:

Aldemir Estevão: Presidente da Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Marília e Região;

Especialista em Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho; e

Técnico de Segurança do Trabalho – Reg: 39407/SP

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*