Últimas

Aula Magna ministrada pelo professor Edvaldo Brito dá início ao Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar

Compartilhe

 

da assessoria de imprensa

A Universidade de Marília (Unimar) realizou na última quinta-feira, dia 12 de março, a Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Direito, com palestra ministrada pelo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor Edvaldo Brito, intitulada “O Direito: ensino e prática para sociedade futura”. O evento reuniu acadêmicos da graduação, mestrado e doutorado.

De acordo com Edvaldo Brito, o tema representa um dos novos conceitos que precisam ser estudados pelos novos mestres e doutores em Direito. “O tema reflete ao ensino e prática para um sociedade futura. É um pouco difícil, mas pegando os pontos importantes do presente conseguimos analisar como será nossa vida lá no frente. E o que mais se destaca é a vida digital, que altera todas as instituições sociais e as jurídicas. O ensino do direito precisa aprender estas alterações, pensar nelas para regrar a vida da sociedade a partir disso”, explica.

Ainda segundo o docente, é fundamental a troca de experiências propostas pela Aula magna para o estímulo dos acadêmicos e pesquisadores. “Nós docentes precisamos motivar a todos, desde a graduação, porque precisam aprender a pesquisar. Sem esta busca é impossível fazer a pós-graduação. Muitos acreditam que não há o que se pesquisar dentro do Direito, mas estão todos muito enganados, o que mais nós pesquisamos é a vida em sociedade para poder transformá-la e torná-la mais tranquila. O pós-graduando é um grande instrumento para a transição a uma sociedade futura”, complementa.

Segundo o Coordenador do Programa de Mestrado da Unimar, Jonathan Vitta, é uma honra iniciar o semestre com aula do renomado docente. “O Professor é uma figura ilustre, muito reconhecido na área do Direito Tributário, conviveu com grandes luminares históricos da profissão, e dentro deste contexto é realmente uma alegria recebê-lo”, conta.

Edvaldo Brito é professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, onde leciona nos cursos de Mestrado e Doutorado, e também da Universidade Mackenzie de São Paulo. No final do ano de 2019, o docente, que também é escritor, foi imortalizado na Academia de Letras da Bahia.

Para o docente e Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, a aula representa o ciclo do Doutorado da Unimar. “Nós tivemos os primeiros doutores sendo formados e agora, todos os anos, temos um jurista ilustre para fazer esta aula magna. É bem interessante porque há cada ano estamos aperfeiçoando o programa, recebendo novos doutorandos e formando grandes doutores.”, ressalta.

O docente enfatizou a qualidade do Mestrado e Doutorado da Universidade de Marília, único na cidade e região. “Edvaldo nos contou que esteve aqui em 1992, no Primeiro Congresso Brasileiro de Direito Tributário e retorna a Unimar para esta aula, o que demonstra a preocupação da Universidade, desde aquela época, na busca pela excelência, consolidada na Instituição”, comemora Dias.

 

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*