Auto Papo, por Glauco Toth

 

Tesla e seus carros elétricos

A troca de motores a combustão pelos elétricos parece ser um caminho sem volta. Países europeus como França, Inglaterra e Dinamarca já definiram que daqui 10 a 15 anos irão proibir a venda de carros movidos a diesel, gasolina ou qualquer outro combustível fóssil.

Nesse mercado de carros elétricos, quem mais se destacou foi a Tesla, empresa norte americana sediada em São Francisco, Califórnia, fundada em 2003 por um grupo de engenheiros visionários, incluindo o renomado empresário Elon Musk.

A empresa cresceu tanto que em outubro de 2019 ultrapassou a General Motors em valor de mercado e se tornou a montadora mais valiosa dos Estados Unidos. Em janeiro de 2020, a Tesla superou pela primeira vez os 100 bilhões de dólares, assim superando o valor de mercado somados da Ford e General Motors, embora tenha um patamar de vendas bem inferior às duas empresas.

Embora ainda não tenha chego ao Brasil, a Tesla comercializa três modelos totalmente elétricos e são eles: Model 3, Model S e Model X com preços que variam de 48 a 95 mil dólares.

Apesar de no Brasil a realidade dos carros elétricos estar mais distante do que em países desenvolvidos, afinal aqui são vendidos pouquíssimos modelos como por exemplo o Renault Zoe, o Nissan Leaf e o BMW i3, tudo indica que em um futuro próximo as nossas ruas terão predominância dessa nova tecnologia muito mais limpa e eficiente em relação aos combustíveis fósseis e que consequentemente agridem bem menos o meio ambiente.

Vale destacar ainda uma medida adotada pela Prefeitura da cidade de São Paulo de abrir mão da sua parte do IPVA ( imposto sobre a propriedade de veículo automotor) de veículos híbridos ou elétricos. Que essa medida seja seguida por outros municípios brasileiros com a intenção de incentivar a compra desses veículos de energia limpa e alternativa.

Fonte: Revista Green Car Reports

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*