Bolsonaro engana o povo e reduz beneficiários do Bolsa Família

Com a desigualdade social crescendo no Brasil e maiores cortes de Bolsonaro nos programas sociais, quem mais sofre é o povo brasileiro
Reprodução/PT na Câmara

Bolsa Família

Jair Bolsonaro (PSL) continua mentindo e tentando esconder o desmonte que faz no Bolsa Família e que prejudica milhares de brasileiros. Nesta quarta-feira (16), Bolsonaro anunciou uma Medida Provisória para pagar o 13º aos beneficiários do programa em dezembro. No entanto, Jair esconde vários fatos como a exclusão de famílias do programa, a fila de espera parada para novos beneficiários e a ausência de reajuste do valor do benefício para o ano que vem.

A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores e deputada federal, Gleisi Hoffmann, denunciou o que Bolsonaro tenta esconder do povo. “Ele não conta que retirou o reajuste da inflação dos benefícios do Bolsa Família, ou seja, os benefícios ficarão congelados no ano que vem. Além disso, eles estão diminuindo as famílias que necessitam do Bolsa, principalmente no momento em que o país passa uma de suas maiores crises econômicas, em que as pessoas estão desempregadas e ganhando menos”, afirmou.

Com corte do benefício, desigualdade entre pobres e ricos aumenta

 

O anúncio acontece no mesmo dia em que o IBGE divulgou uma pesquisa que mostra que a desigualdade socialno Brasil só está piorando. A diferença de rendimentos entre pobres e ricos é a maior na série histórica da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua). De acordo com a reportagem veiculada na Folha de S.Paulo, o rendimento médio mensal obtido com trabalho do 1% mais rico da população brasileira atingiu, em 2018, o equivalente a 33,8 vezes o ganho obtido pelos 50% mais pobres.

A pesquisa também mostrou a redução no programa Bolsa Família, o que piorou a situação das famílias que necessitam do auxílio. De acordo com os dados, houve uma diminuição de domicílios atendidos de 15,9% em 2012 para 13,7% em 2018. Gleisi comentou os resultados da pesquisa e acrescentou que a situação do programa com Bolsonaro na presidência só tende a se agravar. “Eles dizem que estão limpando as fraudes, mas na realidade estão deixando de cadastrar famílias que precisam. Portanto, esta mentira do Bolsonaro sobre o Bolsa Família tem que ser desmascarada”.

Houve uma diminuição de domicílios atendidos de 15,9% em 2012 para 13,7% em 2018

Com cada vez mais cortes encolhendo o Bolsa Família, Jair Bolsonaro continua demonstrando que não se importa com o povo brasileiro. A presidenta Nacional do PT ressaltou o descaso com os mais pobres e relembrou quem realmente se importa com as melhores condições de vida do povo: o ex-presidente Lula. “Esse discurso de Bolsonaro nada tem a ver de benefício aos mais pobres. Se ele tivesse compromisso com a população, teria dado reajuste real ao salário mínimo e o reajuste pela inflação do Bolsa Família. Quem fez política realmente de distribuição de renda e de melhoria das condições de vida do povo brasileiro foi o governo do PT e o presidenteLula”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S. Paulo

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*