Publicado em: 16 de julho de 2017

CEDEM/Unesp de Marília debate vida e obra do pensador Antonio Gramsci

 

Exposição será dos pesquisadores Marcos Del Roio, da Unesp, e Álvaro Bianchi, Unicamp

Neste 2017, em que se completam 80 anos da morte do pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), o CEDEM promove o debate Vida e obra de Antonio Gramsci nos 80 anos de sua morte. O evento acontece no dia 1 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro.

O tema será exposto pelos professores de Teoria Política Marcos Del Roio, da Unesp; e Álvaro Bianchi, da Unicamp. Eles são autores, respectivamente, da orelha e do prefácio à edição brasileira do Dicionário Gramsciano, organizado por Guido Liguori e Pasquale Voza e lançado pela Boitempo Editorial no primeiro semestre deste ano. A obra será comercializada durante o evento.

Antonio Gramsci é autor de uma produção política e prática essenciais para a compreensão do mundo contemporâneo. Gramsci desperta amplo interesse entre estudiosos da Filosofia e das Ciências Humanas e também recebe atenção da militância que busca obter orientação para a prática política. Foi co-fundador do Partido Comunista Italiano. Na prisão, em seus dez últimos anos, escreveu Cadernos do Cárcere, publicados após sua morte. Nos seis volumes, a obra expõe os temas estudados pelo autor, entre os quais educação, política e o conceito de hegemonia.

Sobre os Expositores:

Marcos Tadeu Del Roio é Professor Titular do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marilia, onde pesquisa e orienta principalmente nas áreas de Teoria Política do Socialismo e Política Operária. Conta com diversas publicações em forma de livros, capítulos de livro, artigos e outras, no Brasil e no exterior. É também editor da Revista Novos Rumos e presidente do Instituto Astrojildo Pereira.

Álvaro Gabriel Bianchi Mendes é Professor Livre-docente do Departamento de Ciência Política da Unicamp e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social. Atua na área de Ciência Política, com ênfase na Historia da Ciência Política na Itália e nos Estados Unidos e pensamento político latino-americano. Coordena pesquisa sobre o pensamento político italiano dos séculos XIX e XX e marxismo latino-americano, no âmbito do Grupo de Pesquisa Marxismo e Pensamento Político.

Debate Cedem
Vida e obra de Antonio Gramsci nos 80 anos de sua morte
Data e horário
: 1/08/2017, 3ª feira às 18h30;
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
E-mail: eventos@cedem.unesp.br
www.cedem.unesp.br
Transmissão ao vivo: www.tv.unesp.br/cedem
https://www.facebook.com/Cedem_unesp_oficial-718842781598083
*Certificado de participação a ser retirado durante evento

Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp

Comente