Últimas

Comércio passa a funcionar das 10 as 18 horas

Compartilhe

PLANO SÃO PAULO

Comércio passa a funcionar das 10 as 18 horas

LEGENDA – Adriano Luiz Martins destaca a preocupação maior com os protocolos de segurança do que o intervalo de funcionamento

O rebaixamento da cidade de Marília da fase amarela para a laranja no Plano São Paulo de combate a pandemia da Covid-19, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo, fará com que as lojas do comércio de Marília, e região, passem a funcionar a partir de segunda-feira, dia 11, das 10 as 18 horas, no período de 8 horas determinado pelo decreto estadual que rege o comportamento da sociedade paulista diante da quarentena imposta pelos governantes. “Com os novos critérios de avaliação, o comércio passa a funcionar num período menor, e a capacidade passa de 20 para 40% do local, além do encerramento das atividades em geral até as 20 horas”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, ao tomar conhecimento do rebaixamento, porém, com menor impacto no varejo em geral, como nas vezes anteriores. “O rebaixamento era esperado diante do comportamento da sociedade nas últimas semanas, e as novas regras de avaliação ajudaram um pouco”, lamentou.

Mesmo com esse rebaixamento o dirigente reforça a necessidade do uso incondicional da máscara fácil por todas as pessoas, bem como a higienização permanente e constante, além do distanciamento ideal para respeitar o protocolo de defesa contra a contaminação. “Para evitar aglomeração o atendimento ao público deveria ser em período maior, e não menor”, reclamou o dirigente ao defender que o menor período concentra mais pessoas. “Do ponto de vista do varejo, a ampliação do horário combateria mais e melhor a aglomeração”, defendeu o dirigente ao mostrar-se contrário ao decreto, e lamentar a proibição na fase amarela do atendimento presencial em bares e restaurantes. “Esse segmento é o que mais está sendo prejudicado”, disse.

Com os dias úteis de Janeiro com o funcionamento das lojas das 10 as 18 horas, o sábado, dia 09, não sofrerá alteração, ou seja, continuará com o funcionamento das 9 as 17 horas, como foi, também, na semana passada no dia 02 de Janeiro. Os sábados dos dias: 16, 23 e 30 de Janeiro, as lojas estarão funcionando somente das 9 as 13 horas. “São 20 dias úteis neste mês de Janeiro, quando na primeira semana as lojas abriram das 8 as 18 horas, e as outras três semanas, com funcionamento das 10 as 18 horas”, comentou Adriano Luiz Martins que admite prejuízo no comércio em geral, com as alternâncias nos horários. “No final do ano, em 2020, isso já foi sentido, e agora também deve influir”, falou ao admitir que mesmo começando as 10 horas o atendimento ao público, a indefinição afeta a desconfiança do consumidor. “A questão é saber se as lojas abrirão ou não”, falou. “E quando abrirão”, acrescentou.

O calendário de funcionamento do comércio de Marília está disponível nas mídias sociais da associação comercial, que, também, reforça as lojas que participam da plataforma de comércio eletrônico (www.marilia.dakki.com.br) em que as vendas acontecem nos sete dias das semanas, por 24 horas ao dia. “Com o comércio eletrônico não existe esse problema, ou seja, o pessoal pode comprar quando quiser, sem se preocupar se a loja está aberta ou não”, disse ao lembrar que muitas lojas físicas estão apresentando nas vitrinas e em locais de destaque o “QR Code” em que os produtos podem ser procurados na internet. “Essa é uma das maneiras que alguns lojistas encontraram de não dependerem apenas da abertura das lojas físicas”, explicou Adriano Luiz Martins.


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*