Últimas

Criminosos destróem 50 ipês rosas e 17 ipês amarelos. Secretário Vanderlei Dolce repudia vandalismo

Compartilhe

Desta vez 17 Ipês plantados no “Espaço Árvore” foram danificados

A prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e limpeza Pública informa que após a quebra de 50 Ipês Rosa na Avenida das Esmeraldas e quebra de árvore nativa plantada na calçada de estabelecimento comercial localizado na Rua Coronel Galdino, novos atos de vandalismos contra o meio ambiente aconteceram. Desta vez, o “Espaço Árvore” com 17 ipês amarelos, plantados onde se localiza a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública foram danificados. Uma das árvores seriamente atingida, comprometendo seu desenvolvimento.
O “Espaço Árvore” tem por objetivo cumprir meta estabelecida pelo Programa Município Verde Azul, apresentando novo padrão de canteiro privilegiando o desenvolvimento das raízes e permitindo maior absorção das águas pluviais.
Segundo o secretário Vanderlei Dolce, ações de vandalismo como essa são repudiadas, uma vez que a arborização urbana apresenta diversos benefícios à sociedade.
“Por mais que tentemos encontrar palavras para descrever esse tipo de vandalismo, realmente não conseguimos analisar o perfil de uma pessoa que realiza esse tipo de crime. Árvores, além do sombreamento, e consequente melhora na temperatura ambiente, nos fornece oxigênio, sequestra o gás carbônico e atrai a avifauna aos centros urbanos”
“Neste caso, perdemos um ipê amarelo, já apresentando florada, que além de todos os benefícios citados, embelezava o espaço, antes carente de arborização. O Projeto “Espaço Árvore” foi idealizado para servir como modelo de canteiro para os moradores de Marília, incentivando-os a aplicarem os mesmos padrões de plantio em suas calçadas”. Disse o Secretário do Meio Ambiente e limpeza Pública.
O Prefeito Daniel Alonso lamentou o ocorrido, e lembrou que a administração vem se esforçando para dar a qualidade ambiental que a população merece cumprido todas as exigências solicitadas pelo Programa Município Verde Azul. “Eliminamos o lixão existente em Avencas, realizando o transbordo em plataforma licenciada; substituímos toda frota antiga de caminhões de coleta; cadastramos todas as nascentes através de georreferenciamento por satélites; construímos as Estações de Tratamento de Esgoto e estamos prestes a entregar os ecopontos, iniciando a coleta seletiva no município”
“Não conseguimos entender ações de vandalismo como esta. Estamos doamos as mudas de árvores à população para que esta sinta-se incentivada a melhorar a arborização urbana, colaborando neste trabalho em benefício ao meio ambiente e à saúde coletiva. Temos muito a lamentar neste momento, mas sabemos que a gigantesca maioria nos apoia e colabora com os cuidados ambientais do município. Esse apoio nos deixa felizes e motivados a darmos sequência nos projetos que farão de Marília modelo em Gestão Ambiental muito em breve” finalizou o prefeito Daniel Alonso.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3402-6000 (Fiscalização de Posturas) ou através da ouvidoria 0800-7766111.


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*