Curso de Psicologia da Unimar realiza a SAPSI 2020

Compartilhe

Curso de Psicologia da Unimar realiza a SAPSI 2020

A Semana de estudos abordou a saúde mental diante a pandemia

 

O curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) realizou a Semana de Psicologia 2020 (SAPSI), com palestras online sobre “A Psicologia e suas Interfaces em Tempos de Pandemia: A Luta Pelos Direitos Humanos”. O evento contou com a participação de profissionais atuantes na área organizacional, educacional e clínica, que transmitiram seus conhecimentos e ponto de vista sobre o momento atual.

 

De acordo com a Coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Ana Lúcia Lopes dos Santos, o evento acadêmico não poderia ter outra abordagem, senão a saúde mental em meio a pandemia. “Nosso foco foi discorrer sobre a psicologia e suas interfaces na pandemia, fazendo um olhar sobre o que tem acontecido em relação a várias áreas, mas principalmente na área Clínica, Profissional e da Educação. Estas três grandes áreas norteiam as demandas de atendimentos a funcionários e pacientes na Clínica. Por isso, nós buscamos avaliar como eles estão agindo desta pandemia e como está sendo este olhar da psicologia”, conta.

 

Ainda segundo a Ana, os palestrantes convidados foram essenciais para transmitir a visão sobre questões que estão em crescente na pandemia. “Trouxemos profissionais e egressos, alguns até de fora do país, para transmitir a visão nacional e internacional sobre o cenário atual. Palestras que abordaram a saúde mental neste momento, em que cresceu atendimento de pacientes com medo, ansiedade, que perderam o emprego”, conta.

 

A Docente do curso de Psicologia da Unimar, Adriana Godoi Cirino, conta como a edição foi planejada para levar ainda mais conhecimento aos acadêmicos. “Esse ano foi tudo muito novo, desde o preparo da Semana de Psicologia da Unimar, até as palestras. Ouvimos egressos, professores egressos e profissionais convidados e as perguntas foram enviadas pelos participantes pelo YouTube, sendo lidas por um mediador e respondidas pelos palestrantes. A participação dos alunos foi maciça”, relata.

 

Ainda segundo a docente, foi emocionante ter como palestrantes os egressos da Unimar. “Muita emoção ao ver nossos alunos tão bem formados, responsáveis, contando sobre seu trabalho, as conquistas e desafios e como estão realizados na profissão. Como professores, nos sentimos representados em cada área da psicologia e bem felizes com os encontros e reencontros. De repente, nem percebemos mais que estávamos distantes fisicamente. A emoção atravessou as telas”, ressalta.

 

Uma das palestrantes foi a psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental do Hospital das Clínicas de Marília, a egressa Fernanda Pastirik Martins, que falou sobre sua rotina profissional e qual seu ponto de vista diante da pandemia. “Busquei transmitir um pouco da minha atuação profissional, mas, acima de tudo, mostrar um olhar mais sensível para com o outro. O trabalho do psicólogo é muito complexo, trabalhamos com o que não vemos, mas que sentimos, nos permitimos estar junto e dividir todas as experiências, sejam elas negativas ou positivas”, conta.

 

Ainda segundo Fernanda, foi uma experiência muito prazerosa participar da SAPSI 2020. “Estamos em um momento que não temos a possibilidade de estarmos juntos fisicamente, mas podemos fazer o uso da tecnologia a nossa favor e nos aproximamos de outras maneiras. Foi possível sentir o abraço que daríamos se estivéssemos presente fisicamente. Parabenizo a Unimar e o curso de Psicologia por promover essa edição com tanto carinho mesmo em tempos tão difíceis”, destaca.

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*