Últimas

Direito Unimar: Pesquisa de Docentes e Egressa é publicado em renomada revista científica

Compartilhe

 

O artigo científico “Feminicídio: Uma análise sob a perspectiva da dignidade da pessoa humana”, desenvolvido pelos docentes da Universidade de Marília (Unimar), os Doutores em Direito Ewerton Ricardo Messias e Valter Moura do Carmo, juntamente com a  bacharel Vitória Martins de Almeida, foi publicado na Revista de Estudos Feminista, periódico de alta qualificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

De acordo com o Docente Ewerton, a publicação no periódico é mais uma grande conquista. “O artigo foi publicado pela Revista de Estudos Feministas, com mais de 28 anos de existência e estratificada no Qualis A1, mais alto nível atribuído pela CAPES. É um orgulho conseguir esta publicação, principalmente por este tipo de periódico não costuma publicar artigos que incluem bacharéis”, explica.

A Qualis é uma avaliação realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aos periódicos científicos. A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação, seguindo critérios previamente, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. A Classificação A1 representa o mais elevado.

Segundo o Docente Valter Moura do Carmo, além da revista o artigo foi indexado em na biblioteca eletrônica científica. “A pesquisa inclusive está indexada no Scielo, que é uma revista interdisciplinar: o que levou a adaptações ao modelo de escrita comumente adotado no direito e por fim a questão do artigo ter sido publicado em português e inglês”, conta.

Para a egressa do curso de Direito, Vitória Martins, atuar junto aos docentes lhe proporcionou vivências grandiosas. “Foi uma experiência excelente trabalhar no projeto ao lado de profissionais tão competentes. Agradeço pela disponibilidade e pró-atividade no sentido de prestar as informações e esclarecimentos necessários à conclusão do trabalho. Me senti muito honrada, afinal, como colocado, trata-se de uma revista renomada no âmbito da pesquisa científica”, comemora.

Ainda segundo Valter, esta integração entre acadêmicos e docente é uma prática das metodologias do curso. “Nos últimos anos o curso de Direito tem incentivado aos alunos da graduação, inclusive desde o início do curso, a participarem de grupos de estudo e de pesquisa. Neste trabalho, preciso ressaltar a sinergia que ocorreu entre um professor do Programa de Pós-graduação, um Doutorando e uma recém egressa da graduação”, detalha.

“Esta é mais uma demonstração da qualidade do ensino e pesquisa da Universidade de Marília. Um feito único e uma conquista enorme para a graduação e Pós-graduação”, enfatiza Ewerton Messias. Mais informações sobre os projetos e grupos de estudo pelo site www.unimar.br ou pelo telefone (14) 2105-4000.

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*