Empresas reconstroem telhado da antiga biblioteca de graça pra a prefeitura

Prefeitura e parceiros concluem troca do telhado da antiga

biblioteca. Reforma entra na fase final com a pintura interna

A obra da troca do telhado foi viabilizada por meio de uma parceria pública privada

 

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, concluiu na última semana a reforma de todo o telhado do antigo prédio da Biblioteca, localizado na avenida Sampaio Vidal, no centro da cidade. A fase final da reforma será com a pintura interna do local, também com um parceiro conquistado pelo Prefeito Daniel Alonso.

A obra da troca do telhado foi viabilizada por meio de uma parceria pública privada, quando a Prefeitura recebeu de empresas – Construtora Menin, Maripav, Cola Bem e Marilan -, por doação pura e simples, sem ônus para o município, materiais destinados à reforma e revitalização do prédio.

A reforma do telhado tirou o ripamento e contou com a instalação de sarrafos para a nova garga, além da recolocação de telhas novas, mantendo a característica do patrimônio histórico. Foi realizada também a troca de toda a calha e dos rufos metálicos. A ideia da Prefeitura foi manter preservado o patrimônio cultural do local.

“No local existiam quatro lotes de telhas da mesma característica, porém de fabricantes diferentes, o que provocava vários vazamentos na estrutura interna. Ficou constatado ainda que as telhas antigas estavam inservíveis. Com a troca, por 18.500 telhas novas, resolvemos o problema. Só temos que agradecer a este parceiro que realmente quer o bem da cidade de Marília”, disse o secretário municipal de Planejamento Urbano, Rubens Ishii.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que, graças à parceria, já foi realizada também a troca de todo o piso. “Estamos muito gratos às empresas Construtora Menin, Maripav, Cola Bem e Marilan que estão colaborando com a cidade, firmando esta parceria com a Prefeitura. A situação interna do prédio da antiga biblioteca era realmente caótica. Já foi feita a troca de todo o piso e agora, nesta nova fase, a reforma do telhado. Em breve teremos um Centro Cultural naquele espaço, com vários setores da Secretaria Municipal da Cultura funcionando lá.”

O servidor público municipal Hélder Cristiano Soares revelou que a situação era precária. “A reforma feita em anos anteriores contemplou apenas a parte externa do prédio, porém internamente o problema continuou. Quando chovia, a gente tinha que sair correndo atrás de baldes, pois inundava tudo. Com esta reforma, o problema estará resolvido.”

CENTRO CULTURAL

O histórico prédio da cidade irá se transformar no Centro Cultural de Marília, que será a sede da Secretaria Municipal da Cultura, do Museu Histórico e Pedagógico “Hélio Antônio Scarabôtolo”, do Museu de Paleontologia, da Galeria Municipal de Artes, do Auditório Municipal “Octavio Lignelli”, da Sala Municipal de Projeções “Emílio Pedutti Filho”, do setor administrativo do Projeto Guri, da Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília) e de um ramal da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa.

 

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM/Mauro Abreu

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*