Equipe de TI da Saúde municipal recebe premiação na capital

A prefeitura recebeu  nesta segunda-feira (6), a equipe do NI-Sistemas (Núcleo de Informações) da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. O chefe do Executivo elogiou a dedicação dos servidores, atuantes na área de Tecnologia da Informação. O setor foi premiado em São Paulo no dia 31 de julho, em solenidade no auditório da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

A certificação reconhece a excelência em coleta, preenchimento e digitação nos Sistemas sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc). O prefeito parabenizou a equipe e ressaltou a importância do trabalho.

 

“Em todas as esferas de governo, o gestor precisa de informação de qualidade para a tomada de decisões. Criar soluções de tecnologia, capacitar pessoas para manter estas ferramentas em uso e lançar estes dados com qualidade são atividades que precisam ser reconhecidas”, destacou o representante do executivo.

NÚMEROS & GENTE

Na secretaria da Saúde, o NI-Sitemas tem a missão de apoiar tecnicamente as dezenas de unidades, onde são prestados serviços da atenção básica às especializadas.

Entre as funções estão a administração do banco de dados e o processamento de informações em sistemas diversos. Atualmente, a tendência é de unificação dos sistemas, porém este processo é gradual e avança com o diálogo dos órgãos envolvidos.

Estes softwares conectam o município com inúmeros órgãos, como o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. As informações, explica Rafael Armentano, supervisor do setor, são utilizadas para o planejamento das ações de saúde pública, definindo estratégias e até volume de recursos.

 

 

Fotos: Júlio César de Carlis

 

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*