Esquadrilha da Fumaça em Marília para apresentação no1º Aerofest

 

1º Marília Aerofest acontece neste domingo

com apresentação da Esquadrilha da Fumaça

 

Programação do evento terá início às 13h, sendo que apresentação da Esquadrilha está prevista para a partir das 16h

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará neste domingo (28) o 1º Marília Aerofest, na área ao lado do Aeroporto – Rua Antonio Serapilha, com grande show de apresentação do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea/Esquadrilha da Fumaça -FAB – Força Aérea Brasileira).

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, o evento terá início às 13h e contará também com apresentações das Bandas Poderoso Chefão e Gum Pop, apresentações Infantis, foodtrucks, exposição de artesanato do grupo Feito a Mão, Loja Oficial da FAB entre outras atrações. A Esquadrilha da Fumaça tem previsão para acontecer a partir das 16h.

“Estamos preparando um grande evento para a população curtir a apresentação de demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça. Serão atrações para toda a família, encerrando a programação de abril, em comemoração aos 90 anos de nossa cidade”, disse André.

No local, a população pode doar um livro para a Campanha #doeumlivro da  Esquadrilha da Fumaça (FAB), que estará coletando as doações na Tenda da FAB ou no ponto de arrecadação que estará durante o evento.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Com a missão de apresentar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça retomou sua agenda de demonstrações aéreas com as aeronaves A-29 Super Tucano, após dois anos de implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição.

Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pela Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Dependendo do local da apresentação e da meteorologia do momento, duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes.

Lancevaque e Chumboide: São acrobacias que voltaram a ser realizadas pelo EDA, sendo executadas pelo piloto da posição de número 7, o Isolado. As manobras consistem em uma combinação de comandos aplicados pelo piloto que provoca uma reação da aeronave que se assemelha a “cambalhotas no ar”.

No caso do Lancevaque, os giros são mais verticalizados. Enquanto que o Chumboide tem o perfil mais horizontal. Para o público, traz a impressão de que o avião está descontrolado, mas o piloto tem total controle sobre a aeronave, podendo retornar ao voo normal a qualquer momento.

Escrita com fumaça: O sistema de escrita com fumaça também é utilizado e foi um projeto criado por técnicos da Fumaça para ser utilizado, inicialmente, na aeronave T-27 Tucano. Com base nessa ideia, a EMBRAER produziu, em coordenação com equipe de manutenção do EDA, um novo sistema de programação de escrita com fumaça criado especialmente para a aeronave A-29 Super Tucano.

Para isso, houve a instalação de um software no sistema – programa conhecido por “PROESA”, que significa “Programador de Escrita Aérea”. A frase, inserida neste software ainda em solo, produz coordenadamente a escrita no céu – método criado e desenvolvido pela própria equipe do EDA.

SERVIÇO

1º Marília Aerofest

Apresentação de demonstrações Aéreas com a Esquadrilha da Fumaça (FAB), Foodtrucks, apresentação de Bandas e programação infantil.

Rua Antonio Serapilha, ao lado do Aeroporto.

Horário: a partir das 13h

Evento gratuito!

Realização FAB (Força Aérea Brasileira)/ EDA (Esquadrão de Demonstrações Aéreas) e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Recomendações:

-Não levar balões/Área proibida
Traga sua própria água/hidrate-se!
-Use Protetor solar
-Traga guarda-sol e cadeira, caso necessite
-Chegue mais cedo
-Utilize transporte público
-Ubers também são bem-vindos
-Ambulância no local
– Haverá banheiros químicos

Fotos: Divulgação

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*