Festival abre o ‘Caminho da Poesia’ em Dois Córregos

Azulejos com poesias marcarão um trajeto de aproximadamente 500 metros

da assessoria de imprensa

Considerado um dos principais eventos culturais do Interior do Estado de São Paulo, o 12º Festival de Poesia de Dois Córregos tem como novidades este ano a Feira de Educação e a inauguração do trajeto “Caminho da Poesia”, especialmente idealizado para marcar os 25 anos do Instituto Usina de Sonhos, criado e mantido pelo empresário e poeta José Eduardo Mendes Camargo. O evento ocorre entre os dias 1 e 7 de abril e todas as atividades são gratuitas.

A Feira de Educação, uma das novidades, surge com o propósito de oferecer informação e entretenimento. Entre os dias 1 e 4 de abril, haverá uma série de atividades voltadas ao público em geral e aos estudantes, em particular. Entre as atrações está a Escola Móvel de Nanotecnologia do SENAI, equipada com o que há de mais novo em microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia. Nela, o visitante pode acompanhar demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia.

A Feira oferecerá ainda uma aula do Sebrae sobre “Empreendedorismo como Opção de Carreira”. A ideia é explicar o que significa ser um empreendedor e o que é preciso para alcançar uma carreira empresarial bem-sucedida. Haverá também palestras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) sobre “Postura Profissional” e “Práticas de Seleção”. Os interessados precisam se cadastrar para participar.

As outras palestras programadas para Feira de Educação são sobre “Blockchain”, uma tecnologia inovadora na área dos negócios dentro do mundo virtual, por Vitor Camargo Pires de Almeida, e a “Palestra do Bem – Educação em Minha Vida”, proferida por Denilson Mônaco, chefe de redação da TV TEM de Bauru. A programação da feira inclui também e o lançamento do livro “Para Toda Vida”, de Edimilson Eufrásio.

Caminho aberto para a Poesia

A outra novidade deste ano do Festival de Poesia de Dois Córregos é o “Caminho da Poesia”. Trata-se de um trajeto traçado entre a Prefeitura Municipal e a sede do Instituto Usina de Sonhos.

Segundo explica Denise Carmesini Alves de Lima, vice-presidente do Instituto e uma das organizadoras do evento, foram confeccionados 264 azulejos de tamanho 20x20cm, cada um deles com um poema. O material contém versos de poetas de Dois Córregos e também de poetas consagrados como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina e Ariano Suassuna, entre outros.

Os azulejos serão colocados nos muros e nas paredes numa altura aproximada de 1,5 metro do chão para facilitar a leitura de quem passa pelo local. Será colocada um azulejo em cada residência ou estabelecimento que estão no trajeto de cerca de 500 metros do Caminho da Poesia, no centro da cidade.

De acordo com Denise, a iniciativa foi bem recebida pelos moradores. Segundo ela, praticamente todos que foram consultados autorizaram a colocação do azulejo em seus imóveis.

A ação será no sábado, dia 6, a partir das 8h30, com saída da prefeitura, acompanhada pela Banda Musical Municipal, e o encerramento será na sede do Instituto Usina de Sonhos. Após a chegada, a programação terá sequência com a presença dos poetas Mailson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti de 2018 com o livro “À Cidade”, Sidnei Maschio, que falará sobre “A Poesia Utilitária”, e Francisco Carlos Pontes, com seus poemas de cordel. Todas as palestras são gratuitas.

*****

Um dia para respirar cultura

As atividades mais voltadas à poesia começam na sexta-feira, dia 5 de abril, com uma programação extensa durante todo o dia. As atrações começam por volta das 8h30 e seguem até as 16h e fazem parte da 3ª edição do Momento Literário.

Durante esse período, haverá apresentação de teatro no Centro Cultural e contação de histórias no Museu da Gente. Mas será na Praça Arthur de Carvalho que estará concentrada a maior parte das atrações. Ali o público poderá ver exposições, exibição das atividades musicais desenvolvidas no Projeto Guri, declamação de poesias e apresentação da Banda Musical Municipal, entre outras opções.

O Momento Literário é uma realização do Departamento de Cultura e Turismo de Dois Córregos em parceria com o Departamento de Educação. De acordo com Elenir Paulucci, diretora de Cultura e Turismo, a programação tem como objetivo envolver toda a comunidade, em especial os alunos das escolas do município. “É um dia para a população respirar cultura”, diz Elenir.

A programação será encerrada com o lançamento do CD “A Coragem de Ser Poeta”, que contém poemas de José Eduardo Mendes Camargo, presidente do Instituto Usina de Sonhos, musicados por Eduardo Santhana. São dez canções com letras poéticas bem arranjadas que falam de amor, alegria, natureza e, é claro, coragem. O lançamento será às 20h, na sede do Instituto, durante a “Noite do Queijo e Vinho”, evento cuja renda será revertida para a Casa da Criança de Dois Córregos.

****

Fafá de Belém é atração musical deste ano

A principal atração musical da edição deste ano do Festival de Poesia será a cantora Fafá de Belém. A apresentação será na Praça da Matriz, a partir das 22h, com acesso livre à toda população e admiradores da cantora e compositora paraense. Com 27 discos lançados, Fafá de Belém coleciona uma lista extensa de sucessos como Memórias, Meu Disfarce, Foi Assim, Meu Dilema, Coração Aprendiz, Águas Passadas e Nuvem de Lágrimas, entre muitos outros.

Considerada uma das grandes cantoras da música popular brasileira, Fafá de Belém teve participação de destaque em alguns momentos marcantes do país, como a célebre interpretação do Hino Nacional Brasileiro durante as manifestações pelas Diretas Já e quando cantou para o papa João Paulo II em sua visita ao Brasil em 1997, no Estádio do Maracanã.

Antes do show da Fafá de Belém, será anunciado os vencedores do Concurso de Poesia que este ano tem como tema “Meio Ambiente e Coleta Seletiva”. Em seguida, a cantora Teresa Motta, de Jaú, faz o show de abertura para aquecer o público para a atração principal da noite.

E o encerramento do festival será no domingo, dia 7, com apresentação de Jorge Versannu, a partir das 20h, na Praça da Matriz.

****

Transformação pela cultura

O Instituto Usina de Sonhos é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estimular a cultura em Dois Córregos e que, ao longo do tempo, foi ampliando sua ação. Atualmente, além do apoio e estímulo à poesia e cultura, o Instituto investe também em questões ligadas ao meio ambiente, ao esporte e, mais recentemente, à economia criativa. Claro, sem nunca perder seu foco principal que é e sempre será a poesia.

Idealizado e fundado pelo empresário e poeta José Eduardo Mendes Camargo em agosto de 1995, o Instituto tem como missão a transformação das pessoas por meio da educação, cultura, esporte e lazer.

Serviço:

O 12º Festival de Poesia de Dois Córregos ocorrerá do dia 1 a 7 de abril. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Denise segura uma das peças de azulejo que serão colocados ao longo do “Caminho da Poesia”

Cleide Mazziero e Denise Carmesini, organizadoras do evento

Placa instalada na entrada de Dois Córregos revela sua vocação poética

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*