Hemocentro registra a abstenção de 16% dos doadores de sangue em junho e julho

Compartilhe

© assessoria de imprensa

O Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia – DASHEMO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, ou Hemocentro de Marília, registrou nos meses de junho e julho uma abstenção de 16% dos doadores. O setor de captação dos doadores da unidade acredita que a desistência tenha ocorrido por causa do distanciamento ou isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

A análise é baseada no número total de doadores dos meses de junho e julho. Neste período do ano passado foi coletado sangue de 2.668 voluntários e no mesmo período deste ano de 2.245 doadores. Uma ausência de 423 voluntários em 60 dias de verificação. Para a assistente social Dayane Galleti, a queda foi muito expressiva, colocando em risco o fornecimento de sangue para pacientes de 102 municípios da região.

Segundo Dayane, com a pandemia, as parcerias com escolas técnicas, igrejas, prefeituras ou empresas estão difíceis de acontecer. “Já trabalhos no limite, sempre incentivando a doação esporádica e a doação de repetição através de campanhas de captação em grupos, para suprir a real demanda necessária, mas com a pandemia não estamos conseguindo manter esse estoque adequado”, declarou.

Nesta semana, por exemplo, dos oito tipos sanguíneos, dois estavam abaixo do ideal (A Negativo e O Negativo) e dois no limite do ideal (AB Negativo e O Positivo). O risco é de faltar sangue para pacientes que necessitam de transfusão por causa de doenças crônicas ou de cirurgias.

Para doar basta comparecer com máscara ao Hemocentro na Rua Lourival Freire, 240, das 7h às 13h. Quem quiser também pode agendar horário pelo telefone 3402-1851 (a vaga estará disponível sem necessidade de espera, evitando aglomeração e reduzindo o risco de transmissão da COVID-19).

Estoque do Hemocentro 30/07/2020

Tipo Real Ideal
A+ 130 80
A- 12 17
B+ 70 17
B- 9 3
AB+ 30 8
AB- 3 3
O+ 85 85
O- 10 17

Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*