Mostra de arte ‘África está em nós’ é destaque no espaço cultural do Marília Shopping

Acontece nessa sexta-feira (11) a abertura da I Mostra de Arte e Cultura “África está em nós” no espaço cultural do Marília Shopping. A exposição tem a curadoria de Ari Colletti (de nome africano Tata Nkasumbire Dia Nzambi), que é fundador e idealizador do grupo Matrizes Africanas.

A exposição é uma realização do grupo das religiões de matrizes africanas em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e o Marília Shopping. O acervo reúne esculturas de origem do continente africano, utensílios, vestimentas ritualísticas, máscaras, instrumentos musicais e materiais utilizados na medicina tradicional africana.

Segundo o Secretário da Cultura, André Gomes, “trata-se de uma importante exposição e Marília é privilegiada por abrigar um grupo que possui um acervo rico, organizado por comunidades tradicionais descendentes de quilombos e que trazem informações da cultura africana. Esta exposição é um resgate histórico de memória viva que vem contribuir para a formação cultural de nossa população“.

Ari Colletti, curador da mostra, ressaltou a criação dessa importante exposição. “Elaborada pelo grupo de matrizes Africanas, um grupo que luta contra a intolerância religiosa, a exposição visa demonstrar que a África está inserida em todos nós, seja através da dança, vocabulário, culinária ou instrumentos musicais. Os visitantes poderão encontrar máscaras tribais, esculturas que falam sobre a união da família e também será possível conhecer um pouco mais através de oficinas, danças e ritmos que serão realizados durante o período expositivo”, informou Ari.

Leandro Denardi, gerente geral do Marília Shopping, destacou a satisfação de receber essa mostra tão significativa. “Buscamos oferecer opções de entretenimento, lazer e cultura de qualidade para nossos visitantes. Agradecemos a Secretaria da Cultura e ao grupo Matrizes Africanas por essa grata parceria, que trará à população a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica e importante para o país”. concluiu.

Com entrada franca, a exposição “A África está em Nós”, permanece no Espaço Cultural do Marília Shopping até o dia 3 de setembro, de segunda à sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura, localizada na Rua Lupércio Garrido, 44 ou pela página no Fecebook da Secretaria e também no endereço culturamarilia.blogspot.com.br. O telefone de contato é (14) 3402-6600.

 

Fotos: Divulgação

 

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*