O trabalho do perito contábil frente às novas tecnologias, por  Prof.ª M.ª Marília Verônica Miguel

O trabalho do perito contábil frente às novas tecnologias

Prof.ª M.ª Marília Verônica Miguel*

                                   

Foi-se o tempo que o contabilista ou contador era ‘apenas’ o responsável pelo livro de escrita contábil de uma empresa ou de uma organização. Ao longo dos anos, o mercado passou a exigir desse profissional expertises e competências fundamentais no processo como um todo. Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Não é à toa que a Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como consequência, o curso de Ciências Contábeis está entre os que têm mais alunos matriculados no País. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de 318 mil contadores em atividade no Brasil.

O Curso de Ciências Contábeis possibilita que o profissional vislumbre um campo profissional amplo e com grande perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que este está inserido em todas as organizações, independentemente de sua natureza, setor econômico, porte ou ramo de atividade.

Uma das formas de atuação do profissional da contabilidade é como perito contábil em processos judiciais e extrajudiciais. De olho nesse leque de possibilidades e oportunidades que o mercado dispõe, o curso de Ciências Contábeis do UNIVEM oferece a formação na área contábil de forma ampla, tendo como uma das disciplinas a formação como perito contábil.

Segundo a Prof.ª M.ª Marília Verônica Miguel, da disciplina de Perícia Contábil do Curso de Ciências Contábeis do UNIVEM, a perícia contábil deve ser compreendida como um conjunto de procedimento técnicos aplicados com o objetivo de avaliar, investigar e validar questões financeiras e contábeis. Enquanto que o perito contábil é aquele, regularmente inscrito em Conselho Regional de Contabilidade como contador, que exerce atividade pericial de forma pessoal, por ser conhecedor sobre a matéria contábil periciada.

Um bom exemplo da ação do perito contábil foi a atuação fundamental na Operação Lava Jato que exigiu um intenso trabalho de análise técnica das provas obtidas para subsidiar as decisões judiciais dadas nesses últimos quatro anos. Na área contábil, foram produzidos mais de 140  laudos de exames financeiros e contábeis, o que denota como o papel do perito contábil foi substancial para a investigação que culminou na condenação de nomes políticos e empresariais no Brasil. https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/peritos-da-pf-fizeram-1-525-laudos-na-lava-jato/)

De acordo com a docente do UNIVEM, no caso da Operação Lava Jato, os peritos contábeis tiveram que acessar um sistema utilizado por uma empresa envolvida como forma para registro da movimentação e pagamento das propinas. “Atualmente, os avanços tecnológicos na área contábil vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pela variedade de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. “Esses fatores, aliados à disseminação da tecnologia da informação por todas as atividades das empresas, vêm impondo a necessidade de refletir, cada vez mais, sobre os impactos gerados por estes avanços tecnológicos na atividade contábil. Além do conhecimento técnico-científico, o profissional da Contabilidade precisa estar atento a transformação digital que invade todas as atividades econômicas, inclusive na atuação como perito contábil. Podemos inferir que, a tecnologia e atuação do profissional da Contabilidade estão atreladas e representam atualmente forte impacto na nossa sociedade.  A transformação digital na área pericial contábil mostra-se como uma evolução do trabalho, já que a tecnologia agrega ferramentas novas que otimizam o trabalho, promovendo celeridade”, reforçou.

*Prof.ª M.ª Marília Verônica Miguel, da disciplina de Perícia Contábil do Curso de Ciências Contábeis do UNIVEM: “A tecnologia otimiza o trabalho, promovendo celeridade”

 

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*