Últimas

Prefeito Daniel Alonso e vereador Albuquerque (autor do projeto) inauguram o primeiro Ecoponto da cidade no bairro Nova Marília

Compartilhe

O Ecoponto está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, inaugurou nesta quinta-feira (13) à tarde, o Ecoponto Nova Marília, totalmente regularizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Este é o primeiro dos quatros Ecopontos que serão instalados na cidade.
O Ecoponto está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito) e ficará aberto de segunda sexta-feira de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Estiveram presentes à solenidade o prefeito Daniel Alonso; os secretários Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública) e Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico); os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e José Carlos Albuquerque; o Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente de Marília, Cassiano Rodrigues Leite; o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vandir Pedroso; Eloizi Dedemo Ferraz, membro do Conselho administrativo grupo ZD Alimentos, detentor da marca Bel Chocolates e incentivadora de coleta Seletiva; Milena Dalla Pria, da empresa Vegui, Comércio de Recicláveis; Ademar Aparecido de Jesus, idealizador do Projeto Estação; e moradores da região sul.
O prefeito Daniel Alonso lembrou mais uma vez das dificuldades que encontrou em relação ao lixo na cidade de Marília e que aos poucos estão sendo resolvidas. “Quando assumimos não tinha um caminhão de lixo em condições de trabalho, recuperamos a frota, compramos novos caminhões, construímos uma plataforma de transbordo do lixo, hoje o lixo chega e já é feito o transbordo, regularizamos a situação dos caçambeiros, hoje eles têm locais próprios para descartar o lixo reciclável, o lixo orgânico. O cascalho, que utilizamos para melhorar nossas estradas rurais, mostrando que dá para termos sustentabilidade nesta área também”. E hoje estamos entregando este Ecoponto totalmente aprovado pela Cetesb para que a população tenha uma referência onde descartar os recicláveis. Por isso peço a população que colabore não descartando mais em terrenos baldios. Estamos desenvolvendo ainda um projeto para a coleta seletiva do de lixo, que ajudará muitas famílias que trabalham com reciclagem”, afirmou o chefe do Executivo.


O vereador e 3º vice presidente do Lions Clube de Marília Terceiro Milênio, José Carlos Albuquerque, que foi o autor do requerimento indicando o Ecoponto, destacou a inauguração da obra, que atende não somente a comunidade mas com apoio da prefeitura de Marília e por sua iniciativa, se insere dentro das ações globais de Lions Internacional, para a qual concorreu o edil, na condição de associado do centenário clube de serviço.

“Quero agradecer ao prefeito Daniel Alonso, pois agora a cidade de Marília tem um local para receber os recicláveis, o que virá ajudar na fonte de renda para os catadores de reciclagem, mostrando a preocupação desta administração com o meio ambiente.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, lembrou que o Ecoponto era um sonho de muitos anos. “Há anos a população de Marília desejava um Ecoponto e este aqui é o primeiro, uma referência para comunidade. Parabéns ao prefeito Daniel que vem realizando diversas ações voltadas ao meio ambiente e, entre estas ações, destaco a obra de tratamento do esgoto, a maior da história de Marília e que resolve o maior problema de saúde ambiental , trazendo mais saúde e qualidade de vida a nossa população.”
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou que este é somente o primeiro de quatro Ecopontos que Marília terá. “Além deste aqui na zona sul, teremos Ecopontos nas zonas norte, leste e oeste e esperamos com isso que as pessoas que estavam acostumadas a descartar inservíveis em qualquer lugar procurem o Ecoponto, que é o lugar correto para o descarte”, disse o secretário.
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vandir Pedroso, disse que a inauguração do Ecoponto Nova Marília é um marco na história de Marília. “Há muitos anos sonhávamos por um lugar em que as pessoas pudessem descartar recicláveis corretamente e agora na administração do prefeito Daniel Alonso estamos vendo materializado este sonho.”
O QUE PODE DESCARTAR
Poderão ser descartados no Ecoponto os seguintes materiais: papelão, plásticos, vidros, metais, móveis e estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil – entulho (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda/corte de árvores (até 1m³ volume de 1 caixa d’água de mil litros).
O QUE NÃO PODE DESCARTAR
Não poderão ser descartados no Ecoponto: resíduos domiciliares/orgânico, resíduos infectantes, lâmpadas, pilhas e baterias, amianto, animais mortos e lixo hospitalar.
Para facilitar a pesquisa da população sobre o que pode ser descartado e onde podem ser descartados produtos que não serão recebidos no Ecoponto, foi criada uma página no site da Prefeitura de Marília, onde as pessoas encontrarão encontrar informações sobre descarte correto: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/
DENÚNCIAS
Denúncias sobre descartes incorretos podem ser feitos através do telefone (14) 3408-6700 ou na Ouvidoria, pelo telefone 0800-776-6111 ou Whatsapp (14) 99799-6361.
O descarte irregular está sujeito à multa prevista na Lei Complementar 13/92.


Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*