Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar reúne médicos e advogados para debater medidas de enfrentamento da pandemia

Compartilhe

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) realizou evento acadêmico debatendo a “Medicina e Direito no Enfrentamento da Pandemia”. Participaram do debate profissionais de ambas as áreas que trouxeram uma visão ampla do momento atual e medidas que podem ser utilizadas para enfrentar as crises geradas pela pandemia de Covid-19.

O debate recebeu como expositores o Diretor Geral da unidade de Brasília do Hospital Sírio Libanês, Gustavo Fernandes, o Diretor do setor de qualidade do Hospital Beneficente Unimar, Dr. Uri Flato e o Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), Gustavo Brigagão. Os debatedores foram o Coordenador do Mestrado e Doutorado da Unimar, Jonathan Barros Vita e a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis. O docente e procurador da república, Jefferson Aparecido Dias, atuou como moderador.

De acordo com o Coordenador do Mestrado e Doutorado da Unimar, Jonathan Barros Vita, a integração entre as áreas do conhecimento proporciona o aperfeiçoamento de estudos e ações. “A interdisciplinaridade é fundamental para o conhecimento científico e, nos tempos atuais, apenas com a integração do conhecimento de áreas é que poderemos encontrar caminhos para enfrentar a pandemia de maneira eficiente”, ressalta.

Dr. Uri Flato explica que a integração das profissões é fundamental em todos os momentos, em especial ao que estamos vivendo. “A interdisciplinaridade de áreas, Direito e Saúde, é a chave para  encontrar soluções reais para uma pandemia, pois nos obriga a sair da zona de conforto e buscar alternativas em momentos de crise”, destaca.

O Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiros, Gustavo Brigagão, ressaltou sobre os problemas fiscais e as dificuldades enfrentadas pelas empresas, principalmente pelos centros hospitalares. O Diretor do Setor de Qualidade do HBU, Dr. Uri Flato, está a frente das ações de combate à Covid-19 integrando a comissão especial de enfrentamento e apresentou a situação atual do Hospital, as medidas adotadas pela equipe e explicou como está sendo atuar na linha de frente. Assim como ele, o Diretor Geral do Hospital Sírio Libanês em Brasília, Gustavo Fernandes, explicou o cotidiano da equipe e as principais dificuldades.

Para Dr. Uri, participar do evento foi uma oportunidade de conhecimento. “O debate nesta quinta-feira foi de muito aprendizado. A semelhança de dores e incertezas independem da grandeza institucional ou setor econômico, mas a  busca de soluções deve ser orquestrada entre os pares. O tom do debate capitaneado pelo Dr. Jonathan e Dr. Jeferson propiciou a integração do conhecimento teórico em aplicação prática de uma situação nunca antes vivida por todos nós. Os alunos foram contemplados com a integralidade do conhecimento, saímos do conhecimento cartesiano, fragmentado, enviesado para o conhecimento em sua totalidade ou como uma orquestra elegantemente afinada”, destaca Dr. Uri.

A transmissão do evento acadêmico foi realizada pela página oficial do PPGD no youtube, e está disponível ao público. “As atividades de virtualização do PPGD têm sido abertas para permitir a difusão do conhecimento acadêmico criado dentro do programa e estabelecer diálogos com a sociedade, reforçando laços interinstitucionais e demonstrando que o programa é um protagonista do ponto de vista qualificativo”, explica o coordenador do mestrado e doutorado da Unimar.


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*