Ribeirão Preto: Aulas no Jardim Cristo Redentor terão início em fevereiro de 2020

Fundação Educandário foi selecionada para gerir a unidade; assinatura do termo de colaboração com a entidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (20)

 

 

Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Ribeirão Preto assinou o termo de colaboração com a Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira, entidade selecionada para gerir a unidade de Educação Infantil do Jardim Cristo Redentor, na zona Norte de Ribeirão Preto. Participaram da ação o prefeito Duarte Nogueira, o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, o diretor presidente da Fundação, Marcos Awad, e outros representantes da entidade e da rede municipal de ensino.

Com a habilitação da Organização da Sociedade Civil (OSC), a nova unidade escolar será inaugurada em 3 de fevereiro de 2020, no início do ano letivo. A escola possui estrutura de CEI e EMEI e atenderá 436 alunos de até três anos de idade, além de 600 alunos de quatro e cinco anos, num total de 1.036 novas vagas.

“Quem não gostaria de ter seu filho estudando no Educandário, em Ribeirão Preto? A Fundação acolhe as famílias mais vulneráveis, que efetivamente mais precisam daquele serviço e existe sempre uma grande quantidade de pessoas aguardando a oportunidade. Tê-los agora nessa nova etapa, em parceria com a Prefeitura, será uma experiência muito positiva, pois sabemos que dará certo dada a tradição e a qualidade de ensino que oferecem”, afirmou o chefe do Executivo.

Durante a reunião, o secretário da Educação reforçou o trabalho árduo realizado pela pasta ao longo dos últimos seis meses para garantir o funcionamento da nova escola, manifestando sua satisfação com o resultado do chamamento público.

“Nossa intenção sempre foi buscar uma parceria que fizesse sentido nesse bairro novo, que construísse a cidadania desde o seu início. Tem uma frase que usamos muito na Educação: ‘se mudarmos o início da história, mudamos a história toda’. É uma fundação de 81 anos de história em Ribeirão Preto e não poderíamos ter uma parceria mais positiva”, disse.

A gestão por OSC seguirá os mesmos critérios adotados pela rede municipal e será acompanhada pelos supervisores da Secretaria. Os alunos receberão, normalmente, uniforme, material escolar, material didático, brinquedos e estrutura escolar de qualidade. Ainda, a alimentação escolar será disponibilizada pelo poder público municipal, com o mesmo cardápio e controle nutricional exercido pelos profissionais do Departamento de Alimentação Escolar.

 

Novas escolas

Até o início do ano letivo de 2020, a expectativa da Secretaria da Educação é oferecer 1.224 vagas com a inauguração da unidade do Jardim Cristo Redentor e outras duas escolas cujas obras estão sendo concluídas nos bairros Heitor Rigon e Paulo Gomes Romeo – nestas últimas, a capacidade de atendimento é de 94 crianças de até três anos, cada.

A pasta prevê, ainda, a construção de outras 15 unidades escolares para atender à demanda do município, gerando mais de seis mil vagas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, incluindo o aumento da capacidade de atendimento em outras unidades de ensino.

“Já temos três escolas prontas, incluindo a do Jardim Cristo Redentor, três sendo construídas e seis em processo de licitação. Com isso, temos garantidas 3.999 vagas para 2020”, ressaltou Miguel.

 

Fundação Educandário

         A Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira é uma entidade filantrópica fundada em 13 de maio de 1938 pelo Coronel Francisco Maximiano Junqueira, o Coronel Quito, e por sua esposa, Theolina Zemillade Andrade Junqueira, a Dona Sinhá.

Estabelecida em Ribeirão Preto, ocupa atualmente uma área de 468.500 m² e oferece serviços de proteção social básica por meio de programas de ensino regular e ações socioeducativas para crianças e adolescentes provindos de famílias de baixa renda.

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*