Rotary capacita jovens para o trabalho voluntário, em Vera Cruz

Juliano Camilo Borge, é o coordenador do programa Ryla na região centro oeste do interior paulista

Aconteceu nesse sábado, dia 10, nas dependências do Rotary Club de Vera Cruz, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo, o Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (Ryla), que será realizado pelo Distrito 4510 do Rotary International, com apoio do clube rotário veracruzense que pretende reunir jovens entre 11 a 14 anos de idade, que receberam uma série de instruções sobre a formação pessoal. “Um evento em que queremos auxiliar os jovens com orientações específicas sobre uma série de atividades que ajudarão na boa formação do caráter de cada um deles”, disse o presidente do Rotary Club de Vera Cruz, o advogado Marcos Alberto Gimenes Bolonhezi, ao apoiar a atividade que vem sendo desenvolvida em diversas cidades do centro oeste paulista pelo Rotary International.

A cerimônia de abertura contou com a parte protocolar da organização mundial, quando na sequencia o empresário Vilcio Caetano de Lima, associado do Rotary Club de Presidente Prudente-Leste, apresentou o tema: O que é Rotary e qual a importância dos programas da juventude dentro da organização. A segunda apresentação foi do jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, que apresentou o tema: A prova quadrupla dentro do contexto do que nós pensamos, dizemos e fazemos em nosso dia a dia. Antes da dinâmica em grupo, o atleta olímpico de inverno, na modalidade “bobsled”, Edson Ricardo Martins, fez a exposição do tema: Enxergar oportunidades além das dificuldades. Ainda no período da manhã, o perito criminal, Rogério Rodela, falou sobre Mídias Sociais e ética.

No período da tarde houve um interessante debate com convidados com o tema central em: Valorização da Vida, com as presenças de: Wilson Damasceno (delegado de polícia), João Carlos Teixeira Louro (psicólogo), Mário Cesar Vieira Marques (Grupo do Amor Exigente) e Getúlio Tomoyuki Sato (escrivão de polícia). O coordenador distrital do programa Ryla no Distrito 4510 do Rotary International, o gestor público, Juliano Camilo Borges, apresentou o tema: Desenvolvendo projetos em prol das comunidades, e na sequencia serão organizadas as produções de trabalho em grupo com os jovens participantes.

O encerramento se deu quando os trabalhos foram apresentados, com a entrega de certificados e o encerramento protocolar. “Quisemos realizar um evento que acrescente na vida desses jovens e que possamos formar cidadãos com qualidade”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o meteorologista, Maurício de Agostinho Antônio, associado do Rotary Club de Bauru-Terra Branca, que já promoveu mais de cinco Rylas na região e conta com outro oito agendados e mais sete programados. “Acredito neste programa como sendo um programa transformador”, defendeu o dirigente rotário regional.

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*