Salmos 26, com Layla Navarro

Salmos 26

2- Examina Me, Senhor, e Prova Me: Esquadrinha os Meus Rins e o Meu Coração.

 

Daniel Goleman, autor do livro  “A Inteligência emocional”, aponta cinco pilares, onde podemos encontrar pontos essencialmente  importantes na convivência com o próximo, e na  capacidade  de autoconhecimento do indivíduo:

 

1° conhecer as próprias emoções (autoconsciência)

2 ° Controlar as emoções (autorregulação)

3° Automotivação ( Motivar- Se)

4° Empatia ( Colocar-se no lugar do próximo)

5° saber se relacionar interpessoalmente.

( Habilidades sociais).

Diante deste pilar apresentado por GOLEMAM, citarei , o primeiro e o segundo tópico como precursores fundamentais e essenciais  no aprimoramento do ser humano;

Dois fatores extremamente importantes sobre o coração é saber controlar  as nossas reações que utilizamos como mecanismo de defesas.

A nossa fala é um deles. pois, é através dela que saem ofensas, discussões,  e palavras ásperas, que depois de ditas, não se podem Ser apagadas;

A autoconsciência,  e autorregulação,  citada por Goleman, Nos trás a consciência de pensar antes de realizar qualquer ato. Tentando equilibrar nossa saúde espiritual , física e psicológica.

Quando falamos a respeito do coração, existem fatores biológicos e psicológicos.

Biológico pelo aspecto de cuidados físicos, e psicológico pelos fins emocionais.

Podemos entender então, que precisamos  controlar nossas emoções,  para que o nosso coração esteja sadio,  a nossa vida espiritual equilibrada,   e nossa saúde biológica não sofra alterações.

Alguns cientistas dizem que dores físicas e não associadas a nenhum  quadro clínico ,  são causadas por doenças psicossomáticas, e exercem influência ao nosso organismo. stress, irritabilidade , falta de dormir ( Apneia do sono), Ansiedade, até  mesmo a depressão. Também estão interligados.

Diante desses aspectos  citados  acima, devemos compreender que nosso organismo reage diante Das circunstâncias que enfrentamos.

Por isso, antes de mais nada é necessário repensarmos o que falamos, para o próximo, a fim de evitar brigas e discussões.

Sendo assim precisamos nos conhecer, e vigiarmos nossas atitudes, para evitar aborrecimentos e frustrações;

Não tem coisa pior na vida que ao deitarmos em nosso travesseiro o nosso pensamento estar arraigados em ressentimentos , ira, raiva entre outros…

Se Deus fosse esquadrinhar teu rins e o teu coração hoje, O que ele encontraria? Pois  em Provérbios está escrito: Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Cuide se suas emoções, controle-se, mantenha- se esperançoso(a), mesmo diante as lutas.

Um forte abraço!

Pedagoga Layla F. Leiva Navarro.

es·qua·dri·nhar
(latim vurlgar *scrutiniare, do latim scrutino, -are, sondar, indagar, perscrutar)

  1. Buscar com cuidado e diligência, e até nos menores recantos. = ESPIONAR, PERSCRUTAR, REVISTAR
  2. Estudar com cuidado. = PESQUISAR

“esquadrinhar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/esquadrinhar [consultado em 27-07-2019].

 

 

 

 

 

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

UM comentário

  1. Excelente texto Layla , lhe admiro a cada dia sempre oro e torço por você e desejo que tudo te vá bem sempre, bjs no coração 😘

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*