Últimas

Segunda feira: o dia do recomeço, por Taoani Lima.

Compartilhe

Recomeço.  Quantas vezes na vida você já precisou recomeçar algo? Muitas, com certeza! E com a alimentação não seria diferente.

E então, aqui estamos, mais uma segunda-feira, o dia mundial da dieta. Eu como nutricionista, preciso dizer que os recomeços são necessários. Você não pode levar a sua alimentação com tanta rigidez, a ponto de achar que uma falha já é motivo para jogar tudo para o alto e desistir de comer de forma saudável. Uma vez ou outra você vai comer mal e é importante encarar a próxima refeição como uma nova oportunidade de fazer o que é certo, um novo recomeço.

Por outro lado, eu também preciso dizer que a consciência do recomeço não deve ser uma desculpa para errar o tempo todo. Até porque, cada vez que você recomeça você está voltando para o início do ciclo. Imagina que você precisa fazer uma corrida de 100m rasos. Uma volta em uma pista. Se toda vez que você chegar nos 80m você tiver que voltar para o ponto de partida, uma hora você vai ficar cansada de precisar voltar.

Isso é o que acontece quando você segue uma boa alimentação durante o dia todo e quando chega em casa come tudo o que vê pela frente. Ou quando você come direitinho de segunda a sexta feira e no final de semana coloca o pé na jaca. Fica cansativo recomeçar toda manhã ou toda segunda feira.

O começo de uma mudança de hábito é sempre o ponto mais difícil, então a cada vez que você volta para o início você volta para o ponto mais difícil da sua alimentação saudável.

Então, para que o recomeço seja uma boa estratégia para você é bom pensar em recomeçar a cada vez que você de fato precisar sair do seu planejamento. Um doce qualquer, um refrigerante qualquer, uma batata frita qualquer, alimentos que você já conhece o sabor, já sabe que pode se sentir culpada por estar comido logo após comer, não são bons motivos para te fazer sair do planejamento e recomeçar da parte mais difícil. Use a oportunidade do recomeço para te dar força para aquele momento em que realmente for necessário, como conhecer algum alimento novo, períodos de TPM incontrolável, uma viagem para um lugar com comidas típicas, etc.. Evite ter que recomeçar a cada sobremesa, a cada doce no meio da tarde que eu te oferecerem, a cada almoço de domingo com comidas sempre parecidas, a cada porção que for pedida em um bar.

Vamos recomeçar com força total?

Nutricionista Taoani Lima. Pós graduada em Nutrição Esportiva, especialista em emagrecimento e com formação em Life Coaching e Nutrition Coaching. Atendimento presencial e online.

CRN3 – 46.113/SP

(14) 99891-6689

Instagram: @taoani.nutri

Facebook: taoani.nutrição

E-mail: taoani.nutricao@gmail.com

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*