Sem guardar distância, prefeito Daniel aglomera servidores e convidados para inauguração de USF

Compartilhe

Prefeito Daniel Alonso entrega oficialmente a
USF Jardim Maracá “Dr. Roberto Mizobuchi”

@ assessoria de imprensa

 

Unidade atende 4 mil pessoas e, após pandemia, estrutura será ampliada em mais duas equipes, chegando atendimento a 12 mil

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entregou oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 3 de julho, a USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Maracá “Dr. Roberto Ryuiti Mizobuchi”, que fica na rua Josefa Pereira Alves, 15.
A solenidade, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso; dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e João do Bar; do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; da diretora da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; da presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado; e de familiares e amigos do homenageado: Lígia Mizobuchi (esposa), Lívia Mizobuchi (filha), Marcus Vinícius Muriano da Silva (médico), Ricardo Yanase (médico) e Eduardo Jacob (médico), além da coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde, Edinalva Neves Nascimento; e do presidente do Comsul (Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul), José Ferreira da Silva.
As autoridades foram recepcionadas pela equipe da unidade, que tem como enfermeira chefe Vanessa Porto Paes, além de Sumara Mastelario (apoiadora de Atenção Primária), Milena Guerreiro (Saúde Bucal), Fabiana Fernandes (apoiadora de Atenção Primária), Juliana Angélica Cardoso (dentista) e Arieli Cristiane Pereira Macedo (médica).
Funcionando desde o mês de março como unidade de referência para pacientes respiratórios sintomáticos, a USF Jardim Maracá conta atualmente com uma equipe e 11 profissionais – médica, enfermeira, dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços gerais.
A unidade atende hoje 4 mil pessoas dos bairros Maracá 1, 2 e 3 e Montana 1 e 2, sendo que após a pandemia, terá estrutura ampliada para três equipes e até 36 profissionais, com capacidade de atendimento para 12 mil pessoas.
ESTRUTURA
A USF Jardim Maracá “Dr. Roberto Ryuiti Mizobuchi” possui grande estrutura física, com dois consultórios médicos, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios odontológicos, dois consultórios de enfermagem, sala de vacina, sala de observação, sala de procedimentos e curativos, sala de inalação, sala de coleta de exames, duas salas de acolhimento, sala dos agentes comunitários, sala de reunião, cozinha e sanitários masculino e feminino (ambos com acessibilidade), além de farmácia, que entrará em funcionamento após a pandemia.
HOMENAGEM
O prefeito Daniel Alonso destacou a entrega da unidade e a homenagem ao Dr. Roberto Mizobuchi. “Esta é uma das nossas maiores unidades e atualmente uma das referências para pacientes sintomáticos respiratórios. Hoje atende 4 mil pessoas, mas em breve receberá outras duas equipes de Saúde da Família, passando o atendimento para até 12 mil pessoas. Na nossa gestão todas as obras que começamos estamos entregando e agradeço a presença de todos. Parabenizo a família do Dr. Roberto Mizobuchi, um grande profissional e apaixonado por Marília. Esta homenagem é mais do que justa.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, parabenizou a gestão do prefeito Daniel Alonso por mais essa conquista. “Cumprimento o trabalho do prefeito Daniel e de toda equipe da saúde por mais essa importante obra entregue a nossa população. A Câmara está alinhada com o Poder Executivo, buscando sempre a melhora da qualidade de vida das pessoas. E aproveito para agradecer a presença dos familiares do Dr. Roberto, que foi uma pessoa extremamente bondosa e essa homenagem é muito merecida. Parabenizo ao vereador Luiz Eduardo Nardi, que fez o requerimento, e a todos os vereadores que aprovaram de forma unânime essa homenagem.”
O secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que há três meses no cargo, esta já é a terceira entrega feita pela administração na área. “Já entregamos o novo espaço da Sala de Fisioterapia e também a USF Jardim Marília, além desta do Maracá, que é uma unidade de Porte 3, já contando com os programas Mais Médicos e Brasil Conte Comigo. Em breve receberá mais duas equipes e parabenizo o prefeito Daniel por mais esse investimento. Agradeço o apoio dos vereadores e a família do Dr. Roberto Mizobuchi por essa merecida homenagem.”
Lígia Mizobuchi agradeceu a homenagem. “Em nome de toda a minha família estou muito honrada e feliz em estar aqui. O Roberto deixou um grande legado e amava a cidade de Marília. A gente nunca vai esquecer essa homenagem e só temos que agradecer a todos que participaram desse momento tão importante para a gente.”
CURRÍCULO
Roberto Ryuiti Mizobuchi nasceu em 6 de setembro de 1953 na cidade de Presidente Prudente, tendo como pais Mitsuo Mizobuchi e Maiko Funada Mizobuchi. Ele formou-se médico na 7ª turma da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em 1978.
Roberto Mizobuchi concluiu a residência médica de Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Misericórdia de Marília em 1982. Esteve no Japão em 1980 para o aprimoramento na técnica de artroscopia.
Iniciou como residente de Ortopedia e Traumatologia no MAC (Marília Atlético Clube) em 1979, tornando-se chefe do departamento médico do clube em 1981. Foi vice-presidente do MAC de 2002 a 2011, sendo também conselheiro e chefe do departamento médico até o final.
Em outubro de 1988 ingressou como docente da Famema e participou ativamente da organização do Serviço de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia, tornando-se Chefe do Serviço. Ele concluiu o curso de Mestrado em 1988 pela Escola Paulista de Medicina e de Doutorado em 31 de maio de 2000 também pela Escola Paulista de Medicina.
Coordenou a Rede de Reabilitação Lucy Montoro – unidade de Marília, desde a sua inauguração em 27 de junho de 2014 até dezembro de 2015. Casado com Lígia Mizobuchi, com quem teve dois filhos: Lívia e Fábio. Ele faleceu em 31 de agosto de 2016.

Fotos: Julio Cesar de Carlis


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*