Taoani Lima: Você tem fome de quê?

Compartilhe

Você tem fome de quê?

Imagine as seguintes situações:

  1. Você acordou cedo, foi trabalhar, teve uma manhã super corrida. Quando chega meio dia você já está tonta (o) e com um buraco no estômago.
  2. Você acabou de almoçar, está com o estômago cheio e na hora de pagar o almoço no caixa, você olha para o bombom, não resiste e acaba comprando um.
  3. Você almoçou em casa no sábado e foi para uma festa infantil à tarde. Com tantos salgados na sua frente, você acaba perdendo as contas de quantas coxinhas já comeu enquanto conversava.
  4. Você passou a semana inteira falando não para cada doce que você via e tinha vontade. No sábado a noite, assistindo a um filme, você termina por comer uma barra de chocolate inteira sozinha (o).

Sabe qual a diferença entre as 4 situações? O tipo de fome em cada uma. Na primeira, o que você sente é a fome física, quando o seu corpo precisa de comida e você sente dores ou incômodo no estômago, além de tontura, fraqueza e dor de cabeça.

Na segunda temos a fome específica (vontade). Você já comeu, está satisfeita (o) e não precisa de mais alimentos, mas sente vontade de algo (geralmente doces) e come mesmo sem o seu organismo precisar.

A terceira é a fome social. Essa acontece em situações sociais, onde você acaba comendo de forma automática, sem perceber muito bem o que está comendo e a quantidade ingerida.

E a quarta é a fome emocional. Nessa você não sente nenhum sinal de que o corpo precisa de comida, você apenas sente necessidade de comer algo muito gostoso e, geralmente, precisa ser em grandes quantidades. Esse tipo de fome está muito envolvido com restrições de determinados alimentos, alguns sentimentos, como tristeza, tédio, raiva, e até situações onde você fala não muitas vezes para suas vontades e acaba extrapolando e “compensando” todas as vontades que ficaram guardadas.

Conhecer os tipos de fome e saber identificar cada tipo no seu dia a dia é fundamental para você conseguir levar a sua alimentação de forma mais saudável, mais tranquila e mais prazerosa, sem sentir culpa ou frustração ao comer além do que você julga necessário para o seu corpo.

E então, que tal observar qual é o tipo de fome que você mais sente durante os seus dias?

 

Nutricionista Taoani Lima. Pós graduada em Nutrição Esportiva, especialista em emagrecimento e com formação em Life Coaching e Nutrition Coaching. Atendimento presencial e online.

CRN3 – 46.113/SP

(14) 99891-6689

Instagram: @taoani.nutri

Facebook: taoani.nutrição

E-mail: taoani.nutricao@gmail.com

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*