Rotary Notícias: Tupã passa a contar com três clubes rotários

Compartilhe

ROTARY INTERNATIONAL

Tupã para a contar com três clubes rotários

Aconteceu na última semana de forma virtual, a primeira reunião oficial de constituição do Rotary Club de Tupã-Kaingans, que será o terceiro clube rotário na cidade e o 68º clube na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, onde está localizado o Distrito 4510 do Rotary International. “Foi uma reunião importante em que seguimos as recomendações de nossa organização para iniciar o processo de filiação”, disse o Governador do D4510 do RI, o policial militar, Marcos Antônio Carchedi, associado ao Rotary Club de Marília-Tradição, ao participar da assembleia de constituição do clube e do primeiro conselho diretor. “O processo já foi encaminhado para o escritório regional do Rotary, aguardando a efetividade”, disse satisfeito o dirigente rotário regional que passa a contar com 47 novos associados no quadro associativo.

O nome do clube foi sugestivo segundo o advogado Luís Rogério Ramos da Luz, associado ao Rotary Club de Tupã-Vanuire, clube padrinho do novo grupo. Os Kaingangs foram grandes guerreiros. Exímios estrategistas militares. Eles ainda habitam a região de Tupã/SP, fundada em 1929 e homenageia o Deus “Tupã” em homenagem aos índios que habitavam estas terras, em que as ruas do centro da cidade tem o nome diversas tribos indígenas que habitavam a região tais como: Avenida Tamoios, Tabajaras, Tapuias, Ruas Caingangs, Caetés, Timbiras, Potiguaras, Piratinis, carijós, etc. “Manteremos a tradição e a homenagem aos nossos pioneiros”, comentou o rotariano que assessora na fundação do novo clube rotário, que aprovou o nome com louvor. O segundo clube fundado na cidade também homenageou os pioneiros indígenas ao destacar o nome da índia Vanuire, da tribo kaingangs, considerada uma das figuras essenciais para o fim dos conflitos no oeste de São Paulo, sendo reconhecida como heroína da pacificação dos arredios índios kaingangs que habitavam a região de Tupã-SP.

O quadro associativo do novo clube rotário do centro-oeste paulista conta com ex-rotarianos, educadores, funcionários públicos, empresários, policiais militares, jornalistas, advogados, religioso, corretor, médico e contador, sendo considerado bem diversificado. “Na verdade esse pessoal admira o Rotary e por questões particulares e profissionais não conseguem participar das reuniões dos outros dois clubes, e por isso optaram por outro dia alternativo”, disse o coordenador distrital do Desenvolvimento do Rotary, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, que vem se reunindo com este grupo desde o segundo semestre do ano passado. “É uma mescla com pessoas novas e experientes, homens e mulheres, ex-integrantes do Interact e Rotaract, além de ex-rotarianos de outros distritos”, completou Márcio Cavalca Medeiros que aguarda os documentos oficiais do Rotary International para os próximos dias.

Por enquanto os encontros deste novo clube rotário no Distrito 4510 do Rotary International serão virtuais, em virtude da pandemia e das orientações do Rotary International. Os encontros permanecerão sempre na sexta-feira, as 18 horas. “Ainda estamos intensificando a capacitação e a orientação sobre a nossa organização, com o objetivo de que eles tenham o máximo de conhecimento sobre as ferramentas que terão para utilizarem na melhoria da sociedade”, comentou Marcos Antônio Carchedi que pretende, ainda neste final de gestão, promover um clube satélite e a reformulação de outro clube. “Vamos continuar trabalhando de forma contínua”, falou.


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*