Últimas

Unimar lança evento acadêmico “Live com os editores”

Compartilhe

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) e o Grupo de Pesquisa “Organizações Competitivas e Inovadoras”, em parceria com a “Revista Estudos”, lançou o projeto “Live com os Editores”, visando esclarecer as principais dúvidas e aproximar os pesquisadores dos mais renomados editores de revistas acadêmicas do Brasil e exterior. O primeiro evento acadêmico contou com a participação de seis editores de periódicos das áreas do Direito e Administração e está disponível na página oficial do PPGD no youtube.

De acordo com o Coordenador do projeto, o docente Dr. Carlos Bittencourt Jorge, o evento acadêmico foi idealizado para aproximar o aluno do universo científico. “Percebemos que há muitas dúvidas sobre o universo das publicações de periódicos e definimos por iniciar um diálogo para apoiá-los, porque o projeto visa dar a oportunidade de se aproximar dos editores e dos modos operantes das revistas acadêmicas”, explica.

Segundo o também Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, os encontros serão mais uma importante ferramenta de aprimoramento aos acadêmicos. “Uma vez por mês iremos contar com a presença de editores de diversas áreas para que apresentem suas revistas e integrem a discussão sobre pontos relacionados a produção de artigos, originalidade, autoplágio, impacto das publicações, regras do Qualis, entre outros”, explica.

A primeira “Live com os editores” foi mediada pela docente Walkíria Ferrer e reuniu seis profissionais. Da área do Direito os convidados foram: o editor da Revista da Procuradoria-Geral de Fortaleza, da Revista Jurídica FA7 e da Revista da Faculdade de Direito da UFC, Alisson José Melo Maia, o editor da Revista Brasileira do Direito e Revista Brasileira de Inteligência Artificial e Direito, Fausto Santos Moura, o editor da Revista de Direitos Sociais e Políticas Públicas e Revista de Direito da UVA, Rogério Barbosa da Silva e o editor do Cadernos de Dereito Actual, Dr. Rúben Miranda Gonçalves.

Da área de Administração, os convidados foram: o editor da Revista Inteligência Competitiva, Alfredo Passos e o editor da Brazilian Journal of Marketing, Revista Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas e Revista Contabilidade, Gestão e Governança, Júlio de Carneiro da Cunha.

Para o editor Alisson José Melo Maia, que também é responsável pela elaboração de estratégias para aumentar o impacto dos periódicos, o debate foi um importante canal para a divulgação de conhecimento. “Esse debate foi bastante bem-vindo e enquadra-se nessa perspectiva de fomento dos periódicos, permitindo a difusão do conhecimento acerca das revistas que estão disponíveis aos pesquisadores do Direito, ao mesmo tempo que serve de oportunidade para apresentar as principais falhas e dificuldades encontradas nos artigos submetidos, auxiliando aqueles que têm interesse em pesquisar”, relata.

Para Alisson, foi um prazer participar de mais um inovador projeto da Unimar. “O trabalho de editor é muito invisível e muitas vezes desconsiderado. Este evento dá voz aos editores de periódicos científicos para mostrar a relevância do trabalho realizado por nós para o progresso da ciência jurídica no Brasil. Gostaria de parabenizar a Unimar pela excelente iniciativa de promover esse debate necessário”, destaca.

O editor da Revista Inteligência Competitiva, Alfredo Passos, contou como foi a criação do periódico em 2011. “A ideia inicial foi ter um veículo que pudesse abrigar os artigos produzidos não só pelos colegas de turma, mas outros doutorandos que estivessem estudando o tema “Inteligência Competitiva”. Passados todos esses anos, a revista cresceu, expandiu suas fronteiras, publicou mais de 250 artigos científicos inéditos, que representam o que há de mais relevante e atual, em se tratando de pesquisas sobre o tema. E o desafio é continuar esse trabalho, apesar do momento complexo que vivemos não só pela pandemia, mas principalmente pela forma que a ciência e a educação vêm sendo tratada no Brasil”, conta.

Ainda segundo ele, poder falar sobre periódicos é uma grande oportunidade. “É uma honra poder falar nesse evento acadêmico da Unimar, pois sou um dos poucos editores científicos independentes do Brasil. A grande maioria das revistas acadêmicas e científicas brasileiras e mundiais são produzidas por Universidades. Portanto tem recursos financeiros, recursos humanos e materiais muito maiores. Mas, ao caminhar para os 9 anos de publicações inéditas, ininterruptas e ser um membro Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, fico feliz pela contribuição de tantos autores, que na realidade, são professores doutores, mestres, especialistas, estudantes, realizando pesquisas e assim contribuindo para a melhoria da administração no Brasil”, ressalta.

imagem 1: Docente Carlos Bittencourt Jorge e Ruben Miranda durante apresentação da Revista Científica.

imagem 2: Os coordenadores do projeto da Unimar, Dr. Valter Moura do Carmo e Carlos Bittencourt Jorge, com os editores Rogério Barbosa da Silva e Alisson José Melo Maia.


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*