Unimar leva exposição de maquetes das catedrais do mundo para biblioteca municipal

A Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”, localiza na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos, está surpreendendo novamente. Desta vez estará oportunizando às pessoas portadoras de deficiência visual conhecerem a arquitetura das principais catedrais do mundo por meio de maquetes 3D.

A exposição tátil de 11 maquetes  foi aberta neste sábado (9) durante a 9ª edição do Programa Janela Literária até o dia 29 de junho no Piso 2, setor de colecionismo da Biblioteca Municipal.

“É desnecessário dizer que a exposição é muito interessante também para as pessoas sem deficiência, pois é uma rara oportunidade de contato com objetos em 3D que apresentam importantes aspectos da arquitetura mundial voltada aos templos católicos”, disse Rosane Fagotti Voss, chefe da biblioteca.

Setor “Conexionismo: Mania de você…”

Trata-se de um setor da Biblioteca Municipal de Marília onde ficam expostas temporariamente, coleções de particulares, além da presente coleção, já tivemos exposição de minilivros, minienciclopédias e minigibis, exposição de fósseis de dinossauros do Museu de Paleontologia de Marília, coleção de máquinas fotográficas antigas, de discos de vinil (LP) dos conjuntos britânicos Pink Floyd e Yes.

A exposição Coleção de Maquetes das Catedrais do Mundo  só foi possível graças à colaboração da Unimar (Universidade de Marília) com a contribuição dos professores da Arquitetura e Urbanismo, Fernando e Irajá, que se mostraram extremamente solícitos em atender ao convite da Biblioteca Municipal de Marília sugerida pelo Professor de Braille e Informática para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual, Nelson Cauneto.

Setor Braille

Trata-se de um setor tradicional da Biblioteca, localizada bem ao lado do Setor Colecionismo Mania de Você, onde estão expostos e disponíveis para empréstimo aos interessados livros em Braille ou em fonte aumentada e audiolivros. Também possui em exposição o tabuleiro de jogo de damas e trilha adaptado e a máquina de escrever em Braille.

Acessibilidade

A Biblioteca Municipal dispensa especial atenção quando a questão é acessibilidade. O prédio é acessível com elevador, banheiros adaptados, boa parte do acervo de livros está ao alcance de cadeirantes, oferecemos cursos de informática, espanhol e pintura para PCDs.

 

Fotos: Divulgação/Secretaria da Cultura

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*