Unimar recebe aprovação da Capes para a implantação do Mestrado Profissional em Medicina Veterinária 

Inovação é um processo que promove a ruptura dos padrões e impacta positivamente na qualidade de vida dos seres humanos. Essa transformação se torna possível através da pesquisa, que é um dos principais geradores de conhecimento e da criação de soluções inovadoras para os problemas da atualidade.    

A pesquisa, junto ao ensino e a extensão, forma o pilar educacional da Universidade de Marília (Unimar), que há mais de 60 anos prepara profissionais capacitados à transformarem a sociedade. Essa Instituição, que leva Marília até em seu nome e investe cada vez mais na qualidade da graduação e pós-graduação, foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo com a aprovação de Programa de Pós-graduação “Stricto Sensu” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): desta vez com o Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, um dos aspectos mais importantes para a Universidade de Marília é a pesquisa. “A Instituição possui uma política de incentivo à publicação dos nossos docentes e a produção científica dos nossos alunos. O que, sem dúvida nenhuma, desencadeou estas importantes conquistas. Não existe uma instituição de ensino na nossa região que teve conquistas importantes ao longo destes três anos consecutivos em relação a aprovação de Programas de Mestrados e Doutorado. Investir em pesquisa em um país que cada vez mais anseia por desenvolvimento é muito importante, da credibilidade aos nossos alunos, fortalece o ensino e aprendizagem dos nossos professores”, explica.

Esta série de conquistas e aprovações na Pós-Graduação teve início em 2017, quando a Universidade de Marília foi autorizada a ampliar seu Programa na área jurídica passando então a oferecer o Doutorado em Direito. A Universidade é a única da região a ofertar o ciclo de formação completo na área com Graduação, Especializações, Mestrado (que existe há 15 anos), Doutorado e Pós-doutorado em Direito. 

“Esta conquista possibilita que o curso de Direito de Marília, nota máxima no MEC, possa ter os seus alunos iniciando a graduação, seguindo na especialização, mestrado e doutorado. Sem contar que agora estamos possibilitando que o aluno possa estudar no período da manhã, por que estamos abrindo mais esta oportunidade para Marília e região”, conta a Pró-reitora.  

No ano seguinte, a Unimar foi contemplada com a aprovação do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação Na ocasião, entre os 154 pedidos protocolados, somente 14 foram aprovados pela Capes. O Projeto foi elaborado a partir da vocação da instituição na área da saúde e suas características essenciais como disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas e inovações que beneficiam as crianças atendidas pelo Projeto Amor de Criança.

Agora, em 2019, a Universidade de Marília é contemplada com a aprovação pela Capes do Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente. Primeiro e único curso de Pós-Graduação voltado às ciências agrárias de Marília e região. De acordo com o Coordenador do Programa, Dr. Raul José Silva Girio, o Mestrado Profissional tem grande relação com a pesquisa aplicada, principalmente voltada para profissionais de empresas e indústria do agronegócio. 

“Esse mestrado da Unimar tem uma relação com a cidade de Marília e Região, devido a cidade ser conhecida como a capital nacional do alimento e possuir mais de mil empresas e uma região importante no agronegócio. Serão oferecidos dez vagas por semestre contemplando o aperfeiçoamento profissional de médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas e biólogos”, explica.

Ainda de acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, agora é um momento de comemorar mais esta importante conquista. “Este mestrado é fruto de um trabalho desenvolvido na Universidade baseado em pesquisa, inovação e tecnologia. A mantenedora tem investido alto para implantar Programas de Mestrado, este estava no planejamento do desenvolvimento institucional da Instituição. A região de Marília e estado tem que comemorar, porque quem ganha são as empresas e as indústrias. Este programa  tem como objetivo estreitar o relacionamento e levar pesquisa aplicada para os setores de desenvolvimento. Além disso, a cidade também ganha. Iremos prestigiar nossos estudantes locais e receber muitos alunos de outras cidades e regiões”, comemora. 

“Inovação é isso, permitir novas pesquisas, permitir uma educação continuada e possibilitar o crescimento. Sempre atentos aos anseios da indústria e aos anseios do desenvolvimento loco regional. Parabéns a Unimar, aos professores e aos alunos. Agradecemos a confiança do MEC, através da Capes, que vem demonstrando que estamos no caminho certo, evoluindo e dando cada vez mais oportunidades”, celebra. 

A formulação do Programa de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária da Unimar é implantada de forma pioneira, assim como a implantação do primeiro curso privado de graduação em Medicina Veterinária do estado de São Paulo, há 32 anos. Pouco tempo depois, a Instituição implantou o curso de Engenharia Agronômica e se tornou potência no agronegócio e na formação de profissionais da área.

Para Fernanda, o programa de Mestrado é o coroamento da história acadêmica da Unimar. “São mais de trinta anos formando Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos e este programa é resultado de uma história que foi construída sempre mostrando sua força e a potencialidade”, conta. 

Segundo o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Dr. Fábio Manhoso, o curso inova a cada dia, mas sem perder as raízes. “O primeiro vestibular foi em 1987, na época haviam basicamente 30 cursos no Brasil e no estado haviam 4, mas nenhum privado. Desde a criação, o curso vem evoluindo nos conceitos, nas avaliações, nas metodologias inovadoras, mas sempre mantendo a tradição e qualidade, preservando as atividades práticas. Ao longo destes anos, formamos mais de 2,5 mil médicos veterinários que hoje se destacam no mercado, na docência, na pesquisa e nos conselhos municipais, estaduais e federais. Sempre, contribuindo para o fortalecimento da profissão em nosso país”, enfatiza.   

Pioneirismo e qualidade reconhecida pela Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), que em 2015 concedeu a comenda de mérito veterinário ao Reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, cuja homenagem se deu na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e foi entregue pelo então Governador, Geraldo Alckmin. 

Ainda segundo Fábio Manhoso, esta qualidade educacional também é comprovada pela confiança dos egressos, quando os filhos ingressam no curso. “Há cinco anos contamos com a presença dos filhos dos primeiros egressos, o que demonstra a qualidade do curso que atende a todas as exigências das diretrizes curriculares e atributos que competem ao médico veterinário, com destaque a formação das competências humanísticas, que forma não apenas um profissional técnico, mas com caráter humanista, na formação de líderes e gestores que saibam se comunicar”, explica. 

Para Fábio, o Programa de Mestrado em Medicina Veterinária é também um aspecto motivacional aos acadêmicos da graduação. “Eu, como coordenador do curso de Medicina Veterinária, vejo a importância do programa para a graduação por causa do próprio envolvimento com os alunos, que dentro de casa vão poder vivenciar de perto o que representa um projeto deste tamanho e relevância para a região. “Tenho certeza que só teremos conquistas de bons trabalhos e que deste mestrado sairão projetos que atenderão a cidade, a coletividade e que vão contribuir com a saúde animal, com a produção animal, com a questão ambiental, mas acima de tudo com a saúde das pessoas”, afirma. 

Para a Unimar a inovação constitui em investimento maciço em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, sem se descuidar de sua responsabilidade social. “Para 2020 estamos trabalhando no Mestrado Acadêmico de Inovação e Empreendedorismo na área de Administração. Estamos montando o projeto em parceria com as principais forças da nossa cidade, com os nossos docentes e nossos discentes e Marília, em breve, terá um programa profissional que contemplará também este segmento do campo da pesquisa”, conta Fernanda Mesquita Serva. 

 

 

 

Compartilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*