“Você sente culpa após comer?”, por Taoani Lima

Compartilhe

Sentir culpa após uma refeição é um indicativo de que algo não está indo bem. Comida, que é sinônimo de prazer, amor, carinho, felicidade, não deveria estar atrelada a sentimentos como culpa, frustação e falta de força de vontade.

Em muitas pessoas, essa culpa ao comer também acompanha uma busca intensa por um corpo magro, socialmente aceitável e esteticamente padronizado. E foi por conta disso que as dietas restritivas cresceram tanto nos últimos anos.

Biologicamente falando, emagrecer é simples: come menos calorias do que o seu corpo gasta. Fato! Mas quando trazemos o emagrecimento para a vida real, precisa levar em conta o alimento, a quantidade, a vida social, os pensamentos, as emoções, etc.. Um conjunto de fatores compõe o dia a dia do emagrecimento e as dietas restritivas não são capazes de englobar tudo isso. Além disso, existe o fato de que dietas restritivas aumentam as chances de ganho de peso em longo prazo. Ou seja, você come pouco, passa fome, não sente prazer, tira momentos felizes em reuniões com amigos, por exemplo, para ficar com um corpo magro, que depois de um tempo, vai voltar a ser gordo, ou pior, vai ser mais gordo do que era antes. E quando eu digo gordo, eu estou querendo dizer simplesmente com mais gordura. E o que resta depois desse emagrece e engorda é a culpa, a frustração e o pensamento de que você não é bom o suficiente para manter uma dieta.

Então deixa eu te contar um segredo: ninguém é! Fazer dieta restritiva, comprovadamente, vai contra o funcionamento do seu corpo. No momento em que você pensa em dieta, o seu cérebro já faz você sentir vontade de qualquer comida que passar na sua frente. Quando você diminui a sua comida de fato, o seu corpo trabalha menos para poupar energia. E no momento que você parar a dieta e voltar a “comer como antes” o seu corpo entende que ele precisa guardar mais gordura para você não passar por essa falta de energia de novo. Bingo! Volta a engordar.

“Tudo bem então, nutri, dieta restritiva não faz bem, mas como eu vou conseguir emagrecer?” Voltando a sentir quando você tem fome e quando sente saciedade, comendo alimentos que te deem prazer, fazendo atividades prazerosas no seu dia a dia (um fator para o ganho de peso é buscar felicidade em comida o tempo todo).

Embora pareça um papo de maluco e diferentão demais para ser verdade, você há de concordar comigo que, provavelmente, o que você conhece para emagrecer são as dietas e se você pensar um pouco vai perceber que raras são as pessoas que mantiveram o mesmo peso depois de emagrecer fazendo uma dieta.

Então eu te convido a coçar essa pulguinha que pode estar atrás da sua orelha agora e entender melhor como é possível emagrecer sem fazer dieta. Meu nome é Taoani Lima, eu sou nutricionista esportiva e comportamental, especialista em emagrecimento. Se você quiser saber mais sobre como emagrecer sem dietas, entre em contato através das redes sociais ou whatsapp. Eu terei o maior prazer em te ajudar.

Nutricionista Taoani Lima

(14) 99891-6689

Instagram: @taoani.nutri

Facebook: taoani. Nutrição

E-mail: taoani.nutricao@gmail.com

 


Compartilhe

Comente

Seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*